A Gramática no ensino fundamental – Orientações, usos e possibilidades
Esta pesquisa elaborada para o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se insere dentro da temática “Gramática e Ensino” e apresenta uma discussão sobre a gramática como instrumento e a gramática como abordagem de ensino. A pesquisa traça a trajetória histórica do objeto de estudo, origem e desenvolvimento, […]
Estudo do gênero crônica: contribuições para o desenvolvimento da escrita em uma interface com o blog.
Cada vez mais os professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino enfrentam o desinteresse e a dificuldade dos alunos do Ensino Fundamental II em relação à leitura e à escrita. O propósito deste trabalho é refletir sobre as contribuições do gênero crônica no processo de letramento, bem como aperfeiçoá-lo a fim de desenvolver […]
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa na educação básica: uma proposta de intervenção a partir da observação da concordância de número
Diante de uma realidade brasileira em que ainda se nota intolerância linguística e a necessidade de um ensino que entenda e respeite às diferenças e variações que ocorrem na língua, esta pesquisa busca, através da aproximação da Teoria da Sociolinguística Variacionista ao contexto escolar, contribuir para o desenvolvimento de uma conscientização acerca da variação linguística […]