Cada vez mais os professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino enfrentam o desinteresse e a dificuldade dos alunos do Ensino Fundamental II em relação à leitura e à escrita. O propósito deste trabalho é refletir sobre as contribuições do gênero crônica no processo de letramento, bem como aperfeiçoá-lo a fim de desenvolver uma escrita proficiente. Temos também como intenção fomentar o letramento digital na educação básica através da criação de um blog Como aporte teórico de nossa pesquisa, tomamos como referência as abordagens de Gêneros discursivos de Bakhtin (2011); Antunes (2009); Bezerra (2017); Marcuschi (2001), de Letramento Soares, (2010, 2011); Rojo (2015, 2019), Kleiman (2008); Tfouni (2010), Contribuições da tecnologia Miller (2011), além de buscar orientações na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A pesquisa, de base qualitativa, se desenvolveu em duas etapas fundamentais: (i) formação teórica do pesquisador e reflexão sobre sua aplicação ao contexto do ensino e (ii) proposição de atividades didáticas que aproximem as questões teóricas das demandas dos alunos a fim de alcançar aprimoramento da escrita. Nessa segunda fase, os trabalhos se organizaram da seguinte maneira: confecção de um caderno de atividades orientando a criação de oficinais que permitem a reflexão sobre o uso da linguagem através dos gêneros do discurso e conhecimento do modo como se estrutura o gênero “crônica”, bem como o blog e suas possíveis interfaces com a crônica; (ii) criação de um blog coletivo e (iii) atividade avaliativa conjunta que permite refletir sobre as dificuldades e avanços dos alunos no cumprimento da proposta. Esperamos que através desta proposta o aluno se sinta mais motivado a desenvolver suas tarefas escolares contribuindo para o desenvolvimento do letramento dos alunos do Ensino Fundamental II.