A Gramática no ensino fundamental – Orientações, usos e possibilidades

Resumo

Esta pesquisa elaborada para o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se insere dentro da temática “Gramática e Ensino” e apresenta uma discussão sobre a gramática como instrumento e a gramática como abordagem de ensino. A pesquisa traça a trajetória histórica do objeto de estudo, origem e desenvolvimento, de forma breve, bem como a sua evolução no Brasil e o processo de gramatização da língua que consiste em descrever e instrumentar uma língua por meio de duas tecnologias que fundamentam o saber linguístico: o dicionário e a gramática. O estudo adota como objetivo elaborar uma proposta de ensino que permita refletir sobre a gramática, sua função social e uso no ensino de língua portuguesa, bem como desenvolver uma abordagem de ensino de aspectos gramaticais coerentes com as orientações dos documentos oficiais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) e Documento Curricular para Goiás (DC-GO – Ampliado) (Goiás, 2018). As análises versam sobre o uso da gramática na sala de aula bem como a importância desse instrumento didático-pedagógico para o processo de escolarização do usuário/falante da língua portuguesa, de modo especial, para a aprendizagem da escrita e prática da oralidade em diversas situações comunicativas, por intermédio de discussões referentes à concepção, à função e, principalmente, à utilização da gramática para o aprimoramento e compreensão do funcionamento da língua. Para tanto, propõe-se a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Quirinópolis/GO, um conjunto de atividades no formato de oficinas que orientem o uso da gramática no contexto escolar, explorando outros recursos para além da mera apresentação de regras, terminologias e nomenclaturas. A intenção é fomentar o interesse pela pesquisa, desenvolvendo a autonomia acadêmica e o pensamento crítico, além de favorecer a constatação de que o uso desse material pedagógico é indispensável para o processo de ensino e aprendizagem no que se refere à língua materna no ambiente escolar. A pesquisa centra-se nos aportes teóricos referentes ao uso da gramática de Antunes (2007), Travaglia (2009), Bagno (2000, 2012), Neves (2002, 2014), entre outros. Seguindo a perspectiva de Travaglia a proposta pedagógica focaliza no ensino: a gramática de uso, a gramática reflexiva, a gramática teórica e a gramática normativa. A priori, parte-se de uma pesquisa bibliográfica referente ao tema. A posteriori, uma pesquisa-ação alicerçada em uma proposta didática que permita repensar a função da gramática e sua contribuição ao ensino. Os dados obtidos foram analisados, interpretados e descritos qualitativamente. A aplicação das atividades em formato de oficina em nossa proposta didática, oportunizou aos nossos alunos, maior interação no ambiente sala de aula, permitiu considerável desenvolvimento em relação à fala, à escrita, à argumentação e à reflexão sobre o uso da língua materna. Tudo isso, nos consente concluir que o ensino de gramática focalizado na gramática de uso, gramática reflexiva, gramática teórica e gramática normativa contribuiu para uma aprendizagem mais eficiente e com significados relevantes, permitindo aos alunos partícipes, um outro olhar sobre o objeto de estudo. Certificamos que Além de auxiliar na formação de um usuário mais competente e mais habilidoso, tornou a aula mais próxima da realidade, menos superficial e sem significados. Constatamos também que esse formato pode ser trabalhado e trazer frutos satisfatórios relacionados a outros aspectos (conteúdos de aspectos gramaticais da língua portuguesa). Julgamos que o caderno com atividades contemplando os quatro tipos de gramática, apresentado no final deste trabalho, pode auxiliar o professor em sala de aula. Diante disso, julgamos que nossa pesquisa colaborou para uma revisão sobre a relevância da gramática para a formação do estudante, bem como para a ruptura de alguns preconceitos correlacionados a esse instrumento.