Título completo: Noções Elementares de Grammatica Portugueza
Local de publicação: Porto/Portugal
Quantidade de edições: 9?
Editora: Lemos e Cia Editores
Gramática Escolar (LM)
- “Inscrição na capa: Obra que contém as matérias dos exames d’ensino primário elementar e de admissão aos lyceus.”
- “Se tivéssemos apenas que rejeitar esses e outros grammaticos que se occuparam da lingua nacional, não teríamos vindo hoje accrescentar mais um número á litteratura escolar portugueza, em que há tanta coisa inútil e até prejudicial; mas os nossos estudos especiais de longos annos levaram-nos a idéias theoricas diversas em parte das d’esses grammaticos e a modificar também ou completar em diversos pontos a simples exposição dos factos da lingua.’’(prefação, p.6).
- “Talvez as innovaçoes adoptadas achem, pelo menos em parte, a approvação d’alguns membros do professorado.” (prefação, p. 6).
OBJETIVOS DO AUTOR
- “Se tivessemos apenas que repetir esses e outros grammaticos que se occuparam da lingua nacional, não teriamos vindo hoje accrescentar mais um numero á litteratura escolar portugueza, em que ha tanta coisa inútile até prejudicial; mas os nossos estudos especiaes de longos annos levaram-nos a idéias theoricas diversas em parte das d’esses grammaticos e a modificar também ou completar em diversos pontos a simples exposição dos factos da língua.” (prefação, p.6, sic).
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Língua:
- “Por meio da falla ou linguagem communicamos aos nossos similhantes: o que observamos e pensamos; o que pretendemos saber; o que ordenamos se faça; o que desejamos ou rogamos se faça ou succeda.” (p.1, sic).
ESTADO DA ARTE
- MARTINS, José de Souza, “Adolfo Coelho: Os embates da língua e da linguagem”, in Análise Social, 214, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015, p. 4-25.
- BOLÉO, Manuel de Paiva, Adolfo Coelho e a filologia portuguesa e alemã no século XIX, sep. Biblos, XXIII, 1948, 102 pp.
- FERNANDES, Rogério, «Esboço bibliográfico da obra de F. Adolfo Coelho», em F. Adolfo Coelho, Para a história da instrução popular em Portugal, Lisboa, I. Gulbenkian de Ciência, 1973, pp. 201-231.
- NETO, Silva Serafim, Manual de Filologia Portuguesa, 3.ª ed., Rio de Janeiro, Presença, 1977.
- ASSUNÇÃO, Carlos & Gonçalo Fernandes (eds.). 2017. Noções Elementares de Grammatica Portugueza (1891) de Francisco Adolfo Coelho. Lyon / Paris: École Normale Supérieure de Lyon / Université Denis Diderot (Paris 7). http://ctlf.ens-lyon.fr/t_texte.asp?t=825.
REFERÊNCIA:
COELHO, Francisco Adolpho. Noções Elementares de Grammatica Portugueza. Porto: Lemos & Cia, 1891.