Grammatica portugueza pelo methodo confuso

Título completo: Grammatica Portugueza pelo Methodo Confuso: Seguida de uma variada collecção de exercicios pelo mesmo methodo, Adoptado em todas as escolas primarias, secundarias e terciarias do Brasil e subúrbios

Local de publicação: Rio de Janeiro/ Brasil

Quantidade de edições: 1

Editora: Livraria Editora Leite Ribeiro Freitas Bastos & Cia

Gramática Escolar (LM)

  • “Grammatica Portugueza pelo Methodo Confuso: Seguida de uma variada collecção de exercicios pelo mesmo methodo, Adoptado em todas as escolas primarias, secundarias e terciarias do Brasil e subúrbios” (Título).
  • “O êxito do Methodo Confuso, como processo didáctico, foi flagrantemente fructuoso, o que m e animou a continuar a série, dando á estampa a presente Grammatica Portugueza pelo Methodo Confuso, cuja adopção, nas escolas e gymnasios do Brasil se fez avant-la-lettre, á simples exposição do programma a que obedece a matéria, no compendio” (sic, p. 5).

 

Gramática Descritiva:

  • “Grammatica é a arte de fallar e escrever incorrectamente uma lingua. Segundo affirmam os grammaticos, a grammatica é o conjunto de regras tiradas do modo pelo qual um povo falia usualmente um a lingua. Ora, o povo falia sempre muito mal, e escreve ainda peiormente; logo, não é de estranhar que seja a grammatica a arte de fallar e escrever incorrectamente uma língua” (sic, p. 7).

 

Gramática Normativa

“Segundo affirmam os grammaticos, a grammatica é o conjunto de regras tiradas do modo pelo qual um povo falia usualmente um a lingua” (sic, p. 7).

 

 

OBJETIVOS DO AUTOR

  • “Aos que quizerem aprender grammatica, ahi vae este compendio d’ella, ao qual juntei uma farta collecção de excertos de autores clássicos e contemporâneos, pois, como é sabido, nada ha que mais illustre os estudiosos e mais lhes enriqueça o conhecimento da lingua, do que a leitura dos bons autores” (sic, p. 6).
  • “O êxito do Methodo Confuso, como processo didáctico, foi flagrantemente fructuoso, o que me animou a continuar a série, dando á estampa a presente Grammatica Portugueza pelo Methodo Confuso, cuja adopção, nas escolas e gymnasios do Brasil se fez avant-la-lettre, á simples exposição do programma a que obedece a matéria, no compendio” (sic, p. 5).

“Tendo eu encetado, a titulo de ensaio, ha alguns annos, a publicação de uma série de livros didacticos, obedecendo ao methodo do Sr. Thomaz Delphino, qual é o Methodo Confuso, verifiquei, sem menor difficuldade, a perfeita adaptação desse methodo á mentalidade da minha gente e da minha raça” (sic, p. 5).

 

CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA

Língua:

 

  • “Segundo uma definição colhida em uma clássica endelechia portugueza (*) a lingua é o instrumento que forma a vós” (sic, p. 10).
  • “Chama-se lingua, em Philologia, o processo vocal por que se entendem ou desentendem os elementos da collectividade humana” (sic, p. 10).

 

Gramática:

 

  • “Grammatica é a arte de fallar e escrever incorrectamente uma lingua. Segundo affirmam os grammaticos, a grammatica é o conjunto de regras tiradas do modo pelo qual um povo falia usualmente um a lingua. Ora, o povo falia sempre muito mal, e escreve ainda peiormente; logo, não é de estranhar que seja a grammatica a arte de fallar e escrever incorrectamente uma língua.” (sic, p. 7).
  • Desenvolve o conceito de gramática com a seguinte dúvida: A gramática é uma arte ou ciência?
  • Sobre a ideia de gramática como arte:
  • “Arte é tudo quanto consegue emocionar; ora, grammatica paulifica, enfastia, caceteia, encrespa o discurso, enteiriça a phrase, mechanisa a expressão, mumifica a idéa, e faz ainda mil e uma coisas mais, qual delias entretanto menos capaz de emocionar. Logo grammatica não é arte. Em resumo: arte é o talento de quem tem talento; grammatica é o talento de quem não tem talento” (sic, p. 8).
  • Sobre a ideia de gramática como ciência:
  • “Sciencia é o trabalho da intelligencia tendente ao conhecimento e simplificação dos phenomenos; ora, grammatica principia por não ser u m trabalho da intelligencia, porque quem é intelligente não perde tempo em carrancismos grammaticaes. Além disso a grammatica, longe de tender á simplificação dos phenomenos, complica tudo: a lingua, a linguagem e todas as formas de enunciar-se uma idéa” (sic, p. 8)
  • “[…] a sciencia regula o livramento condicional e ao mesmo tempo aconselha a euthanasia; logo, salva daqui e mata dacolá, ella não augmenta nem diminue o coefficiente de segurança do género humano, e assim não modifica nem altera as condições deste mundo sub-lunar. Já o mesmo não acontece com relação á grammatica. Esta provoca insomnias ás creanças, derrama a neurasthenia na alma dos adolescentes, e vicia o temperamento dos velhos e complica a simplicidade de toda a gente. Logo, grammatica não é positivamente uma sciencia” (sic, p. 8 – 9).
  • Por fim, Fradique, conclui: “A grammatica é assim uma espécie de Republica no Brasil, que está ahi, sem que ninguém saiba de facto o que ella é, nem. mesmo porque veio parar nesta terra” (sic, p. 9).

 

ESTADO DA ARTE

CARNEIRO, C. Ribas. Mendes Fradique e seu método confuso: sátira, boemia e reformismo conservador. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348603769_MENDES_FRADIQUE_E_SEU_METODO_CONFUSO_SATIRA_BOEMIA_E_REFORMISMO_CONSERVADOR . Acesso em: 18 de set. 2024.

 

KEMMLER, Rolf. A Grammatica Portugueza pelo Methodo Confuso (Rio De Janeiro, 1928) de Mendes Fradique. Confluência, p. 35-63, 2011. Disponível em: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/655 . Acesso em: 18 de set. 2024.

 

SILVA, Francisco Eduardo Vieira da. Gramáticas brasileiras contemporâneas do português: linhas de continuidade e movimentos de ruptura com o paradigma tradicional de gramatização. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15665 . Acesso em: 18 de set. 2024.

DE OLIVEIRA BATISTA, Ronaldo. Ruptura, ironia e negação: uma obra não canônica e descontinuidades na história da gramática. Todas as Letras-Revista de Língua e Literatura, v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/274536746_Ruptura_Ironia_e_Negacao_Uma_Obra_Nao_Canonica_e_Descontinuidades_na_Historia_da_Gramatica . Acesso em: 19 de set. 2024.

 

REFERÊNCIA

FRADIQUE, Mendes. Grammatica Portugueza pelo Methodo Confuso: Seguida de uma variada collecção de exercicios pelo mesmo methodo, Adoptado em todas as escolas primarias, secundarias e terciarias do Brasil e subúrbios. 1ed. Rio de Janeiro: Livraria Editora Leite Ribeiro Freitas Bastos & Cia, 1928.

Formulário de Contribuição