Título completo: Gramática Elementar da Língua Portuguêsa
Local de publicação: São Paulo/Brasil
Quantidade de edições: 9?
Editora: Edições Melhoramentos
Gramática normativa
- “Dado o nível elementar da obra, entendeu-se de excluir, enfim, o pequeno trecho sobre alterações fonéticas, assunto agora apenas considerado nos estudos da Gramática Histórica” (p. apresentação)
- “Gramática Portuguêsa é a exposição metódica das regras que ensinam a falar e escrever corretamente a língua portuguêsa, nascida em Portugal e há quatro séculos implantada no Brasil”. (p. 6)
- “É vício de linguagem toda a maneira de falar contrária às regras da gramática ou ao uso geral ou que possa chocar o ouvido.” (p. 130)
Gramática teórica
- “Ortografia é a parte da fonética que ensina a escrever corretamente. A Ortografia em vigor no Brasil é a que resulta das instruções para a organização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguêsa, publicada em 1943 pela Academia Brasileira de Letras. É uma ortografia simplificada: nela os vocábulos ora se representam segundo a pronúncia atual, ora segundo a sua escrita em latim ou grego” (p. 12).
- “Damos geralmente o nome de figuras de sintaxe a certos desvios da linguagem habitual que têm por fim tornar a frase mais simples, mais clara, mais expressiva ou mais elegante.” (p. 129).
OBJETIVOS DO AUTOR
- “[…] servir aos aprendizes da Gramática ao fim da escola primária e estudos iniciais dos cursos médios. Essa reedição se faz com pequeninas emendas, em virtude da ortografia oficial e da Nomenclatura Gramatical Brasileira, de que êle foi, pode-se dizer, verdadeiro precursor. Para tais alterações, Edições Melhoramentos solicitaram o valioso concurso do Prof. Adriano da Gama Kury, que reescreveu o capítulo sobre Ortografia e, em cuidada revisão, indicou os demais pontos a exigirem adaptação.” (p. 5).
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Gramática
- “Gramática Portuguêsa é a exposição metódica das regras que ensinam a falar e escrever corretamente a língua portuguêsa, nascida em Portugal e há quatro séculos implantada no Brasil. A gramática divide-se em: Fonética ou fonologia que é o estudo dos sons e suas mudanças atendendo à maneira de os pronunciar. Parte complementar da fonética é a ortografia, a qual ensina a representar os sons pela escrita. Morfologia, ou estudo dos vocábulos classificados em categorias; ocupa-se ainda da significação quer da parte mais ou menos notável do vocábulo, denominada radical ou tema, quer dos elementos variáveis, desinências, sufixos e prefixos. Parte complementar da morfologia é o estudo da formatação das palavras umas das outras por meio da derivaçãoe da composição. Sintaxe, ou estudo das orações e dos vocábulos considerados como parte da oração.” (p. 6).
Norma
- “exposição metódica das regras que ensinam a falar e escrever corretamente a língua portuguêsa” (p. 6).
- “É vício de linguagem tôda a maneira de falar contrária às regras da gramática ou ao uso geral ou que possa chocar o ouvido.” (p. 130)
ESTADO DA ARTE
- DA COSTA, Thaís de Araujo. Grammatica historica da lingua portugueza de Said Ali cem anos depois: considerações acerca do movimento de (res)significação de uma obra. Línguas e Instrumentos Linguísticos, v. 24, n. 48, p. 61-109, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8664765/27727. Acesso em: 26 nov. 2025.
- DE CARVALHO, Maximiano et al. Fontes para o estudo da vida e obra de Manuel Said Ali. Confluência, p. 48-59, 1993. Disponível em: https://www.revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/740. Acesso em: 26 nov. 2025.
- EVARISTO, Jefferson. Processos de formação de palavras em gramáticas do século XIX e XX: Manuel Said Ali, Ernesto Carneiro Ribeiro e Eduardo Carlos Pereira. Línguas e Instrumentos Linguísticos, v. 25, n. 50, p. 47-58, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8670045. Acesso em: 26 nov. 2025.
REFERÊNCIA:
SAID ALI, Manuel; Gramática Elementar da Língua Portuguêsa. 9 ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1966.