Título completo: Compendio de Grammatica Philosophica
Local de publicação: Fortaleza?/Brasil
Quantidade de edições: 1?
Editora: Typografia social
Gramática Teórica(?)
- “ A grammatica é a arte que ensina as leis de expressão do pensamento por palavras. Divide-se em geral e particular. A grammatica geral ou universal ensina as bases essenciaes da linguagem em todas as linguas. A grammatica particular ensina as bases essenciaes da linguagem com as modificações particulares de uma lingua qualquer.” (sic, pág. 1)”
- “[…] Os primeiros, que censuram somente no interesse da sciencia, não quero que me perdoem; por que não desejo introduzir na circulação moeda falsa por verdadeira; pelo contrario desejo o seu concurso para aperfeiçoar este meu trabalho por amor da nossa mocidade, a quem o dedico no intuito de libertal-a do latinismo que nos traz atrasados.” (sic, prefácio).
OBJETIVOS DO AUTOR
- “[…] Pelo que escrevi, se deixa ao menos entrever, creio eu, que procurei libertar a nossa lingua dessa servidão que nos legaram os antigos classicos, os quaes, como disse o grande Frei Francisco de S.Luis no seu Glossario, por falta de estudo philosophico da lingua, cahiram em muitos defeitos no que respeita a organização da phrase e discurso, que hoje seriam erros graves, e talvez indesculpaveis[…].” (sic, prefácio, pág 1).
- “[…] Reconheço o meu atrevimento por emprehender o que na verdade é superior a minha capacidade; mas entendi que sem esse atrevimento não pode haver progresso no que domina a rotina. Quiz tirar della a nossa lingua, chamando á attenção dos sabios sobre as inovações que fiz, e creio que obrei bem; por que dahi pode nascer uma discussão luminosa, que lhe aproveite muito : o que me não succederia, se me limitasse como os outros aos Tractadinhos de palavras , que estam em moda com as novidades de algumas subtilezas e argucias[…].” (sic, prefácio, pág 2).
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Gramática
“A Grammatica é a arte que ensina as leis da expressão do pensamento por palavras. Divide-se em geral e particular. A Grammatica geral ou universal ensina as bases essenciaes da linguagem em todas as linguas. A Grammatica particular ensina as bases essenciaes da linguagem com as modificações particulares de uma lingua qualquer. O vehiculo do pensamento ou da ideia é a palavra na Grammatica universal, e o vocabulo na Grammatica particular.” (sic, pág, 1)
ESTADO DA ARTE
- GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894. In: AMORA, Manoel Albano. A Academia Cearense de Letras: síntese histórica. Disponível em: https://academiacearensedeletras.org.br/membros/manoel-soares-da-silva-bezerra/. Acesso em: 29 ago. 2023.
- LUPETTI, Monica. A gramática racionalista em Portugal no século XVIII. Universidade de Pisa. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15417.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
ARAÚJO, Antonio Martins de. A linguística portuguesa e o Grupo Maranhense. UFRJ. Disponível em: http://www.filologia.org.br/abf/rabf/2/012.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
REFERÊNCIA
BESERRA, Manuel Soares da Silva. Compendio de grammatica philosophica. Ceará: Typographia social. 1861