Título completo: Arte de Grammatica Portugueza que para o uso dos seus discípulos
Local de publicação: Rio de Janeiro/Brasil
Quantidade de edições: 14
Editora: Impressão Régia
Gramática escolar (LM)
- Título: Arte de Grammatica Portugueza, que para o uso dos seus discípulos.
- “[…] a presente Arte de Grammatica Portugueza, que compuz para o uso dos meus discípulos.” (Dedicatória).
OBJETIVOS DO AUTOR
- “[…] a presente Arte de Grammatica Portugueza, que compuz para o uso dos meus discipulos, e que pertendo dar á luz debaixo dos auspicios de V. SENHORIA.” (Dedicatória)
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Língua:
- “[…] que por mais que qualquer se canse em estudar, só a Portugueza, jámais poderá nem fallál-a, nem escrevêl-a correctamente, por não ter os conhecimentos etimologicos, que só se achão na Latina.” (sic, Prólogo)
Gramática
- “GRAMMATICA Portugueza he huma arte, que ensina a fazer sem erros a oração Portugueza.Divide-se em quatro partes, que são: Ortografia, Prosodia, Etimologia, e Syntaxe.” (sic, p. 9)
ESTADO DA ARTE
- CAVALIERE, R. A relação entre crise institucional e mudança de paradigma linguístico no Brasil oitocentista. Universidade Federal Fluminense em https://www.mundoalfal.org/CDAnaisXVII/resumos/R0110-2.html. Acesso em 10/03/2024
- KEMMLER, R. A primeira gramática da língua portuguesa impressa no Brasil: Arte de Grammatica Portugueza (1816) de Ignacio Felizardo Fortes p.61-81 Revista Confluência nº 44-45, p. 61-81,1º e 2º semestres de 2013 Rio de Janeiro. Disponível em: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/603/372. Acesso em 15. mar. 2024
REFERÊNCIA:
FORTES, Ignacio Felizardo. Arte de Grammatica Portugueza. 1 ed. Rio de Janeiro: Impressão Regia, 1816.