Michaelis SOS Espanhol

Título completo: Michaelis SOS Espanhol: Guia Prático de Gramática

Local de publicação: São Paulo/ Brasil

Quantidade de edições: 4

Editora: Companhia Melhoramentos

Gramática didática:

  • Esta obra é um resumo de gramática da língua espanhola dirigido a estudantes de 1° e 2° graus, a universitários e, em geral, a todos os de fala portuguesa que queiram conhecer a gramática espanhola, resolver alguma dúvida ou aprender a usá-la para falar ou escrever.” (introdução)

 

Gramática contrastiva:

  • “Visto que nos dirigimos a estudantes que falam português, incluímos em cada tema um apêndice intitulado “Em contraste com o português”, o que constitui uma autêntica novidade porque, até onde sabemos, nenhuma gramática com as características da nossa que contemplasse de forma sistemática esta questão havia sido publicada até o momento.” (introdução)
  • “Nossa preocupação não foi esgotar um tema tão amplo como a gramática contrastiva hispano-lusa, mas sim apontar as divergências de um bom número de elementos que, sem dúvida, serão úteis para melhor compreender certos usos e para evitar muitos erros.” (introdução)

 

OBJETIVOS DO AUTOR

“Esta obra é um resumo de gramática da língua espanhola dirigido a estudantes de 1° e 2° graus, a universitários e, em geral, a todos os de fala portuguesa que queiram conhecer a gramática espanhola, resolver alguma dúvida ou aprender a usá-la para falar ou escrever.

Por ser um resumo, não quisemos ser muito prolixos em nossa exposição, mas providenciamos para que não faltasse nada essencial no momento de aprender a usar a língua espanhola como veículo de comunicação. Por este motivo, demos ênfase e aprofundamos mais alguns temas, como o uso dos pronombres, os adverbios ou as preposiciones, e abordamos outros que, mesmo sendo importantes, consideramos menos imediatamente “urgentes”.

Por outro lado, mesmo sendo um resumo, não economizamos exemplos. Em cada caso, o leitor encontrará amostras abundantes da língua atual que servirão para guiá-lo.

Com o intuito de atender a todos, sacrificamos boa parte do vocabulário gramatical especializado e o reduzimos aos termos mais importantes. Esses termos se mantiveram em sua versão espanhola, primeiro, porque nem sempre coincidem com os do português e, segundo, porque consideramos que o estudante deve habituar-se a essa nomenclatura na língua que estuda. Além disso, acreditamos que cada um desses termos está suficientemente explicado e não precisa de tradução.

Visto que nos dirigimos a estudantes que falam português, incluímos em cada tema um apêndice intitulado “Em contraste com o português”, o que constitui uma autêntica novidade porque, até onde sabemos, nenhuma gramática com as características da nossa que contemplasse de forma sistemática esta questão havia sido publicada até o momento.

Nossa preocupação não foi esgotar um tema tão amplo como a gramática contrastiva hispano-lusa, mas sim apontar as divergências de um bom número de elementos que, sem dúvida, serão úteis para melhor compreender certos usos e para evitar muitos erros.

Agradecemos a primorosa tradução de Andrea Silva Ponte, que tornou esta obra acessível aos leitores brasileiros.” (introdução)

 

CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA

Língua:

Por ser um resumo, não quisemos ser muito prolixos em nossa exposição, mas providenciamos para que não faltasse nada essencial no momento de aprender a usar a língua espanhola como veículo de comunicação.” (introdução)

 

ESTADO DA ARTE

  • TORIJANO, José Agustín. El estudio de los adverbios españoles en los lusohablantes que aprenden español.Revista española de lingüística, v. 39, n. 1, p. 167-190, 2009. Disponível em: http://revista.sel.edu.es/index.php/revista/article/view/58  Acessado em: 13/06/2024
  • CUBO, Abraham Hernández. A cross-regional study on the recognition of dialectal diversity in the uses of Spanish past tenses in L2 Spanish textbooks. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 23, n. 4, p. e21685, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/Yc6KfHrpfPLMYhGMfrz94Sd/ Acessado em: 13/06/2024

 

REFERÊNCIA

REGUEIRO, Miguel Ángel Valmaseda; BURGOS, Manuel Aparício. Michaelis: SOS Espanhol: Guia Prático de Gramática. São Paulo – Companhia Melhoramentos, 1997.

 

 

Formulário de Contribuição