Título completo: Gramática Pedagógica
Local de publicação: São Paulo/ Brasil
Quantidade de edições: 31
Editora: Saraiva
Gramática escolar (LM)
- “Apresenta a parte teórica da matéria e também os exercícios de fixação e verificação de aprendizagem, SEM, NO ENTANTO, DEIXAR ESPAÇOS PARA AS RESPOSTAS DO ALUNO. CUIDE BEM DESTE LIVRO, APÓS UTILIZADO ELE PODERÁ SER REAPROVEITADO POR OUTRO ALUNO”. (sic, folha de rosto).
- “Escrevemos esta obra pensando sem ser útil a você, no seu aprendizado.” (Ao aluno, p. 5).
Gramática descritiva
- “Além disso, a gramática é uma descrição da língua que você usa, logo, ao conhecê-la, você saberá usá-la melhor.” (Ao aluno, p. 5).
Gramática normativa
- “É importante saber gramática? Parece-nos que sim, já que praticamente todos os exames de seleção que você enfrentará solicitarão questões de conhecimento gramatical.” (sic, Ao aluno, p. 5).
OBJETIVOS DO AUTOR
- “É com grande satisfação que estamos publicando a edição reformulada e ampliada da Gramática Pedagógica — fruto da nossa vivência diária no magistério.” (Ao aluno, p. 5).
- “Escrevemos esta obra pensando em ser útil a você, no seu aprendizado.” (Ao aluno, p. 5).
- “Nossa intenção foi levá-lo por um novo caminho ao conhecimento gramatical.” (Ao aluno, p. 5).
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Gramática
- “Além disso, a gramática é uma descrição da língua que você usa, logo, ao conhecê-la, você saberá usá-la melhor.” (Ao aluno, p. 5).
- “Gramática, segundo J. Mattoso Câmara Jr. o pai da Linguística no Brasil, é o estudo de uma língua examinada como ‘sistema de meios de expressão’”. (introdução, p. 13).
- “A gramática ocupa-se basicamente dos fonemas, dos vocábulos e das frases e tem como objeto de estudo o bom emprego do código linguístico, tendo como suporte maior a tradição literária.Conforme a vigente Nomenclatura Gramatical Brasileira, a Gramática divide-se em três partes: Fonética, Morfologia e Sintaxe.” (introdução, p. 13).
ESTADO DA ARTE
- ARCTICO, Leonardo Santana. A variação pronominal Tu/Você e Nós/A gente em livros didáticos de português como língua estrangeira. 2016.
- DE MELO BARBOSA, Maria Vanice Lacerda; DO NASCIMENTO, Erivaldo Pereira. AS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE AS PREPOSIÇÕES. Revista Linguagens & Letramentos, v. 1, n. 2, p. 09-27, 2017.
- CARGNELUTTI, Joceli. Leitura, oralidade, escrita e gramática: alterações, deslocamentos e permanências nas unidades didáticas dos livros didáticos de Português do Ensino Fundamental II. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 1, p. 89–115, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n1p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/39244. Acesso em: 17 set. 2025.
- LINO, Carla Cristine Tescaro Santos. Proposta de uma sequência didática para o ensino de frases da língua portuguesa escrita para estudantes surdos. 2023.
- VIEIRA, Marta Mara Munguba. Alternância no uso dos modos indicativo e subjuntivo em orações subordinadas substantivas: uma comparação entre o português do Brasil e o francês do Canadá. 2007. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
REFERÊNCIA
MARTOS, Cloder Rivas; MESQUITA, Roberto Melo. Gramática pedagógica. 15. ed. São Paulo.Saraiva, 1988.