Título completo: GRAMÁTICA PORTUGUEZA ordenada segundo a doutrina dos mais celebres Gramáticos conhecidos, assim nacionaes como estrangeiros, para facilitar á mocidade portugueza o estudo de ler e escrever a sua própria língua, e a inteligência das miras em que se quizer instruir.
Local de publicação: Coimbra/Portugal
Quantidade de edições: 1
Editora: Real Imprensa da Universidade de Coimbra
Gramática descritiva
- “Por isso, a pezar desta distinção de Gramática Universal , e Gramática Particular , não se deve, nem pode separar o estudo de ambas ; porque sendo todas as Gramáticas Particulares efeito da Universal , nada devem ter de contrario a esta ; eentr’ellas não deve haver procedimento algum, do qual se não perceba a cauza , desde que se combina com as regras da Gramática Universal.” (p.2)
Gramática escolar LM
“Facilitar á mocidade Portugueza o estudo de ler e escrever a sua própria Língua , e a inteligência das miras em que se quizer instruir.”
“(…)he qne eu tomei o trabalho de ordenar esta Gramática sem de nenhuma sorte prezumir que com ela satisfaço aos dezejos da nossa Ilustre Academia ; o que tão somente pertendo he facilitar á mo- cidade Portugueza , quanto mo permitem as mi- nhas forças , a habitação de huma Aldeã , c a ocupação de Pároco que exercito , o estudo da sua própria Lingua e das estrangeiras , e dar àqueles sujeitos que com poucos estudos exer- citão o Magistério nas Escolas menores os conhencimcntos da Gramática” (Introdução, xiv)
OBJETIVOS DO AUTOR
- “[…] Na falta dele ou de outro de iguaes talentos e estudos , he que eu tomei o trabalho de ordenar esta Gramática sem de nenhuma sorte prezumir que com ela satisfaço aos dezejos da nossa Ilustre Academia ; o que tão somente pertendo he facilitar á mocidade Portugueza , quanto mo permitem as minhas forças , a habitação de huma Aldeã , c a ocupação de Pároco que exercito , o estudo da sua própria Lingua e das estrangeiras , e dar àqueles sujeitos que com poucos estudos exercitão o Magistério nas Escolas menores os conhenhecimcntos da Gramática, que lhes são indispensáveis para que os seus discípulos possão aproveitar melhor o tempo e trabalho que destina, rem á sua instrução de ler e escrever a Língua Portugueza.’’
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Gramática:
- “A Gramática costuma ter o primeiro lugar c ser a porta dos outros estudos ,• porque he necessário ter idèas, e sabe-las exprimir antes de julgar se elas são verdadeiras : he necessário poder falar, antes de julgar se se fala bem e he necessário que cada hum se certifique de que fala bem , de que tem adquirido idèas verdadeiras , antes de as procurar persuadir e fazer gostar aos outros ; pois que ornar o que he falso com os encantos da verdade he abuzar do discurso.’’ (pag.11)
Gramática e língua:
- “Ainda que as linguas vivas ordinariamente se costumão aprender só pelo uzo de as ouvir falar, cm todas as Nações cultas tem sido geralmente conhecida a necessidade de estudar a Gramática da lingua materna para se poder falar e escrever a própria lingua com perfeição ; porque o uzo sem regra não tem firmeza , e nem todos sabem , nem podem fazer sobre o uzo as observações e combinações necessárias para establecer as regras que exige a sciencia da palavra. Não ha Nação alguma era que tenhão floreado as letras , na qual se não tenhão ocupado homens doutíssimos em compor Gramáticas da sua lingua.’’ (pag.11)
ESTADO DA ARTE
- LEAL, Ednei De Souza. A Semântica das Preposições nas Gramáticas Tradicionais em Língua Portuguesa. Ponta Grossa: Uniletras, 2013. Disponível em: 2013 Disponível em: www.academia.edu/51710279/A_semântica_das_preposições_nas_gramáticas_tradicionais_em_Língua_Portuguesa
- SCHÄFER-PRIESS, Barbara. A GRAMATICOGRAFIA PORTUGUESA ATÉ 1822: CONDIÇÕES DA SUA GÉNESE E CRITÉRIOS DE CATEGORIZAÇÃO, NO ÂMBITO DA TRADIÇÃO LATINA, ESPANHOLA E FRANCESA. VILA REAL: Centro de Estudos em Letras, 2019. Disponível em: Linguística_14.pdf (utad.pt)
- KEMMLER, Rolf. Subsídios inéditos para o estudo das primeiras gramáticas portuguesas do século XIX. Vila Real: REVISTA DE LETRAS, 2012. Disponível em: Subsídios inéditos para o estudo das primeiras gramáticas portuguesas do século XIX | Rolf Kemmler – Academia.edu
REFERÊNCIA
SOUZA, Manoel Dias De. Gramática Portugueza: ordenada segundo a doutrina dos mais celebres gramáticos conhecidos, assim nacionaes como estrangeiros. Coimbra: Real Imprensa da Universidade, 1804