Título completo: Primeiras Noções de Gramática Francesa
Local de publicação: São Paulo/Brasil (34ª edição).
Quantidade de edições: 34
Editora: Livraria Francisco Alves
Gramática descritiva
- “Instrução primária e secundária é hoje ministrado segundo métodos modernos, os quais, porto que difiram entre si em vários pontos, convergem todo para este fim único: tornar o menino senhor da linguagem atual, empregando-se sobretudo o processo prático e reduzindo-se, ou mesmo eliminando, tanto quanto possível, as longas e enfadonhas regras com que outrora se torturavam e se extenuavam com resultado relativamente insignificante, quando não era negativo, os cérebros dos jovens estudantes (Advertência, pág. 5)”.
Gramática escolar (LE)
- “Para que sejam proveitosas as lições deste método, é necessário que o estudante não só se exercite em pronunciar de viva voz vocábulos franceses de cada lição, mas que decore ao mesmo tempo a sua significação em português” (pág. 7).
OBJETIVOS DO AUTOR
- “[…] tornar o menino senhor da linguagem atual, empregando-se sobretudo o processo prático e reduzindo-se, ou mesmo eliminando, tanto quanto possível, as longas e enfadonhas regras com que outrora se torturavam e se extenuavam com resultado relativamente insignificante, quando não era negativo, os cérebros dos jovens estudantes” (Advertência, pág. 5)
ESTADO DA ARTE
- MODERN LANGUAGE ASSOCIATION OF AMERICA. The Modern Language Series. 1885.
- APARICIO, Miguel Angel. FOREIGN LANGUAGE METHODOLOGIES SINCE 1900 (WITH SPECIAL REFERENCE TO FRENCH TEXTBOOKS). University of California, Los Angeles, 1979.
REFERÊNCIA:
PLOETZ, Carlos. Primeiras noções de gramática francesa. 34 ed. São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1955