Noções de grammatica portugueza

Título completo: Noções de grammatica portugueza de accordo com o programa official para os exames geraes preparatorios do corrente anno

Local de publicação: Rio de Janeiro/Brasil

Quantidade de edições: 1

Editora: J.G. de Azevedo

Gramática descritiva

  • “Grammatica geral é o estudo dos factos e das leis da linguagem em toda a sua extensão. E’ o conjuncto dos processos communs a muitas línguas comparadas. O fim, pois, da grammatica geral é coordenar as semelhanças e divergencias dos vários processos oraes, seguidos no maior numero das linguas conhecidas, para a expressão dos sentimentos e das idéas, estabelecendo ao mesmo tempo regras geraes, principies fundamentaes, leis communs e positivas. Nesta accepção a grammatica geral é propriamente o estudo da linguagem (glottologia), isto é, o estudo dos meios extraordinariamente numerosos pelos quaes o género humano, na diversidade das raças e na successão dos tempos, exprimiu o pensamento.” (p. 5 e 6, sic).
  • “No dominio da grammatica geral ha duas orientações: – a tendencia exclusivamente logica, que impõe apriori uma theoria do pensamento a todas as modalidades linguisticas; e a tendencia exclusivamente morphica, que procura explicar o sentido pela structura, o interno pelo externo.” (p. 6, sic).
  • “Grammatica descriptiva ou expositiva. – E’ a codificação empyrica, a exposição analytica dos factos da linguagem. Não investiga as causas nem explica as leis; seu fim é apenas classificar, definir, e exemplificar os materiaes linguisticos. Este methodo grammatical, posto estude mui incompletamente a linguagem, é todavia de grande utilidade por sua clareza didactica, e ainda accrescentado pelos muitos respigos de provas cumulativas.” (p. 7, sic).
  • “O objecto da grammatica portugueza, é pois o estudo geral, descriptivo, historico, comparativo e coordinativo, mas tão sómente no dominio da língua portugueza, dos factos da linguagem e das leis que os regem. Divide-se em lexycologia e syntaxe. A lexycologia estuda a palavra individualmente, e subdivide-se em phonologia ou estudo dos sons (que comprehende – phonetica, prosódia e orthographia), morfologia ou estudo das fórmas, e semiologia ou estudo do sentido das palavras e da sua variabilidade. A syntaxe trata da palavra collectiva, isto é, da frase e da proposição, e divide-se em gramatical elitteraria.” (p. 7).

 

Gramática Escolar (LM)

  • “Noções de grammatica portugueza de accordo com o programa official para os exames geraes preparatorios do corrente anno.” (capa, sic).
  • “O novo programma para osexames geraes de preparatorios, porem, veio fazer-nos mudar do proposito. E’ que muitos dos pontos nelleexigidos para os exames de portuguez não se encontrandonas grammaticas que por ahi correm impressas,e os alumnos não tendo fontes onde possam haurir a instrucção de que carecem, resolvemos vir ainda uma vez em auxilio da mocidade estudiosa.” (p. 3, sic).
  • “fizemos o que deviamos; se o nosso trabalho, porem, não agradar a alguns, escrevam elles um outro – a maior aproveitamento dos estudantes –, e mostrem o que sabem e o que podem.” (p. 4, sic).
  • “A materia que o alumno é obrigado a encerebrar vae impressa em typo maior; as notas encasadas no texto, e as que vão embaixo da pagina são destinadas aos que mais desejam aprender. Entendemos dever forrar-nos á tarefa de nos ocuparmos de definições e outras cousas elementares, que o alumno já deve conhecer desde a escola primaria.” (p.4, nota, sic).

 

OBJETIVOS DO AUTOR

  • “Tínhamos emprehendido escrever uma grammatica completa da língua portugueza, rompendo em lucta a tradição, e fazíamos fundamento de entregala em breve á publicidade. O novo programma para os exames geraes de preparatórios, porem, veio fazer-nos mudar do propósito. E que muitos dos pontos nelle exigidos para os exames de portuguez não se encontrando nas grammaticas que por ahi correm impressas, e os alumnos não tendo fontes onde possam haurir a instrucção de que carecem, resolvemos vir ainda uma vez em auxilio da mocidade estudiosa. Não apresentamos este trabalho como merecedor de gabos de excellente, nem no intuito de nos revelarmos professores de sciencia jubilada. O tempo urgia; bosquejamos apenas o assumpto. Nem sempre o nosso parecer coincidiu com a indicação do programma ofticial ; seguimos todavia, para maior segurança dos viajantes novéis, o roteiro apresentado pelo governo” (p. 3, sic).

 

CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA

Gramática:

  • “Grammatica geral é o estudo dos factos e das leis da linguagem em toda a sua extensão. E’ o conjuncto dos processos communs a muitas línguas comparadas. O fim, pois, da grammatica geral é coordenar as semelhanças e divergencias dos vários processos oraes, seguidos no maior numero das linguas conhecidas, para a expressão dos sentimentos e das idéas, estabelecendo ao mesmo tempo regras geraes, principies fundamentaes, leis communs e positivas. Nesta accepção a grammatica geral é propriamente o estudo da linguagem (glottologia), isto é, o estudo dos meios extraordinariamente numerosos pelos quaes o género humano, na diversidade das raças e na successão dos tempos, exprimiu o pensamento.” (p. 5 – 6, sic).
  • “No dominio da grammatica geral ha duas orientações: – a tendencia exclusivamente logica, que impõe apriori uma theoria do pensamento a todas as modalidades linguisticas; e a tendencia exclusivamente morphica, que procura explicar o sentido pela structura, o interno pelo externo.” (p. 6, sic).
  • “Grammatica descriptiva ou expositiva. – E’ a codificação empyrica, a exposição analytica dos factos da linguagem. Não investiga as causas nem explica as leis; seu fim é apenas classificar, definir, e exemplificar os materiaes linguisticos. Este methodo grammatical, posto estude mui incompletamente a linguagem, é todavia de grande utilidade por sua clareza didactica, e ainda accrescentado pelos muitos respigos de provas cumulativas.” (p. 7, sic)
  • “O objecto da grammatica portugueza, é pois o estudo geral, descriptivo, historico, comparativo e coordinativo, mas tão sómente no dominio da língua portugueza, dos factos da linguagem e das leis que os regem. Divide-se em lexycologia e syntaxe. A lexycologia estuda a palavra individualmente, e subdivide-se em phonologia ou estudo dos sons (que comprehende – phonetica, prosódia e orthographia), morfologia ou estudo das fórmas, e semiologia ou estudo do sentido das palavras e da sua variabilidade. A syntaxe trata da palavra collectiva, isto é, da frase e da proposição, e divide-se em gramatical elitteraria.” (p. 7).

 

ESTADO DA ARTE

  • POLACHINI, Bruna. Inventário de gramáticas do português publicadas entre 1806 e 1900 por brasileiros ou estrangeiros naturalizados. Bancos de dados do CEDOCH. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2021. Disponível em https://cedoch.fflch.usp.br/inventario-de-gramaticas-brasileiras-publicadas-entre-1806-e-1900
  • Fávero, L. L.; Molina, M. A. G. (2007). A gramática luso-brasileira e o método científico. Filologia E Linguística Portuguesa, (9), 27-42. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p27-42
  • ROCHA, Maria Bernadete Carvalho da. O pensamento gramatical de Manuel Pacheco da Silva Júnior. 2007. 298f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense. Niteroi, 2007. Disponível em: https://docplayer.com.br/14987160-O-pensamento-gramatical-de-manuel-pacheco-da-silva-junior.html

 

REFERÊNCIA:

SILVA JUNIOR, Manuel Pacheco da; ANDRADE, Boaventura Placido Lameira de. Noções de grammatica portugueza, de accordo com o programma official para os exames geraes preparatorios do corrente anno. Rio de Janeiro: J. G. de azevedo, 1877.

 

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