Grammatica portugueza elementar

Título completo: Grammatica portugueza elementar

(* até a terceira edição, foi intitulada: Grammatica portugueza para uso das aulas de instrucção primaria)

Local de publicação: Porto/Portugal

Quantidade de edições. 9

Editora: A. Ferreira Machado & C.ª – Editores 

Gramática escolar: 

  • “[…] tocámos, embora basta vez mui de leve, toda as doutrinas que, em nossa opinião, deveriam ser exigidas nos exames de instrucção primaria. Por outro lado, ha certos factos grammaticaes, de cujo conhecimento não devem por modo algum ficar privados aquelles que não passão da escola primaria, e o nosso intento é, que o livro aproveite ao maior numero e não seja exclusivamente para os que se propõem frequentar as aulas de instrucção secundaria.” (sic, p. 5-6 – prefácio).
  • Título usado até a terceira edição: “Grammatica portugueza para uso das aulas de instrucção primaria” (p.06)

Gramática Descritiva

  • […] é, pois, o tratado das leis que se observão. quando se falia ou escreve a lingoa portugueza. (sic, p. 7).

OBJETIVOS DO AUTOR

  • “[…] ha certos factos grammaticaes, de cujo conhecimento não devem por modo algum ficar privados aquelles que não passão da escola primaria, e o nosso intento é, que o livro aproveite ao maior numero e não seja exclusivamente para os que se propõem frequentar as aulas de instrucção secundaria. […]” (sic, p. 5-6- prefácio).  
  • “Esta obra, que vê agora a luz publica em quarta impressão, intitulava-se nas tres primeiras edições Grammatica portugueza para uso das aulas de instrucção primaria; como porêm o nosso livrinho sirva cabalmente para o actual curso de portuguez dos lyceos, olhando a que outro podia ser porventura o juízo das pessoas que só pelo titulo conhecessem o nosso trabalho, pareceu-nos conveniente substituir nesta edição o titulo primitivo pelo de Grammatica portugueza elementar.” (sic, p. 6- prefácio).

 

CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA

Norma:

  • “Grammatica prática de uma lingoa é o tratado das leis que se observão, quando se falla ou escreve essa lingoa”. (sic, p. 7).

Gramática:

  • “Grammatica prática de uma lingoa é o tratado das leis que se observão, quando se falla ou escreve essa lingoa”. (sic, p. 7).
  • “Grammatica prática portugueza é, pois, o tratado das leis que se observão. quando se falla ou escreve a lingoa portugueza.” (sic, p. 7)

 

ESTADO DA ARTE

  • BECHARA, E. Epifânio Dias e Eça de Queirós. Filologia E Linguística Portuguesa, 1997, n. 01, p. 51-59, 1997. DOI: https://www.academia.edu/17314655/Epif%C3%A2nio_Dias_e_E%C3%A7a_De_Queir%C3%B3s_Evanildo_Bechara. Acesso em: 22 jun. 2022.
  • BORGES NETO, José. História da gramática. Curitiba/PR: Editora da UFPR, 2023.
  • GONÇALVES, Maria Filomena. Gramáticas do português na transição do século XIX para século XX: a “Gramática científica”. In: Actas del XVI Congreso Internacional de la ALFAL. Alcalá de Henares: Servicio de Publicaciones, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/6410810/Gram%C3%A1ticas_do_portugu%C3%AAs_na_transi%C3%A7%C3%A3o_do_s%C3%A9culo_XIX_para_o_s%C3%A9culo_XX_a_gram%C3%A1tica_cient%C3%ADfica. Acesso em 23 jun. 2022.
  • POLACHINI, B. Uma história serial e conceitual da gramática brasileira oitocentista de língua portuguesa. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-06072018-120101/pt-br.php. Acesso em 30 set. 2022.

 

REFERÊNCIA:

DIAS, Augusto Epiphanio da Silva. Grammatica portugueza elementar. 9 ed. Porto: A. Ferreira Machado & C.ª – Editores. 1876.

Formulário de Contribuição