Grammatica Portugueza

Capa_GR018_RIBEIRO_(1887)_Grammatica portugueza_page-0001

Título completo: Grammatica Portugueza: curso superior adoptada nos gymnasios e escolas normaes do paiz e no “pedagogium”

Local de publicação: Rio de Janeiro?/Brasil

Quantidade de edições: 99?

Editora:  Livraria Francisco Alves

Gramática descritiva

  • Grammatica é a coordenação das formulas, leis ou regras da linguagem literaria ou polida. Esta definição decorre da observação dos factos da linguagem. A analyse revela que toda a língua tem grammatica, porque os vocábulos que servem para a expressão das idéas tomam variações de fôrma, de collocaoão e de sentido susceptíveis de serem generalizadas, isto é, de serem construídas sob o typo de leis ou regras. O systema geral d’estas leis constítue a grammatica. (p. 03)
  • O objecto da grammatica é sempre o grupo de palavras e a regra respectiva. Apezar disso, é costume indicar nas grammaticas, além dos factos geraes que se applicam a grupos do palavras (como o s do plural), factos isolados que só a pratica da linguagem viva ou o diccionario poderiam ensinar (como, por exemplo, o saber que mulher é feminino de marido). Abrange, pois, o estudo de regras geraes e de casos especiaes que convém conhecer para o emprego legítimo e bom uso da língua. (sic, p.03)

 

Gramática escolar (LM)

  • Título “Grammatica Portugueza: curso superior adoptada nos gymnasios e escolas normaes do paiz e no “pedagogium”.
  • “Esta foi escripta; para os Gymnasios, onde se não ensina estrictamente a grammatica historica, e seguiu as linhas geraes do programma adoptado” (sic, p. 351)

 

OBJETIVOS DO AUTOR

  • Título: “Grammatica Portugueza: curso superior adoptada nos gymnasios e escolas normaes do paiz e no “pedagogium”.
  • “O objecto da grammatica é sempre o grupo de palavras e a regra respectiva. Apezar disso, é costume indicar nas grammaticas, além dos factos geraes que se applicam a grupos do palavras (como o s do plural), factos isolados que só a pratica da linguagem viva ou o diccionario poderiam ensinar (como, por exemplo, o saber que mulher é feminino de marido). Abrange, pois, o estudo de regras geraes e de casos especiaes que convém conhecer para o emprego legítimo e bom uso da língua.” (sic, p. 3).
  • “Esta foi escripta; para os Gymnasios, onde se não ensina estrictamente a grammatica historica, e seguiu as linhas geraes do programma adoptado.” (sic, p. 351).

 

CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA

Gramática

  • “Grammatica é a coordenação das formulas, leis ou regras da linguagem literaria ou polida. Esta definição decorre da observação dos factos da linguagem. A analyse revela que toda a língua tem grammatica, porque os vocábulos que servem para a expressão das idéas tomam variações de fôrma, de collocaoão e de sentido susceptíveis de serem generalizadas, isto é, de serem construídas sob o typo de leis ou regras. O systema geral d’estas leis constítue a grammatica.” (sic, p. 3).
  • “O objecto da grammatica é sempre o grupo de palavras e a regra respectiva. Apezar disso, é costume indicar nas grammaticas, além dos factos geraes que se applicam a grupos do palavras (como o s do plural), factos isolados que só a pratica da linguagem viva ou o diccionario poderiam ensinar (como, por exemplo, o saber que mulher é feminino de marido). Abrange, pois, o estudo de regras geraes e de casos especiaes que convém conhecer para o emprego legítimo e bom uso da língua.” (sic, p. 3).
  • “A grammatica divide-se em geral e particular. Grammatica geral é a que expõe os princípios logicos da linguagem, Pode ser commum a muitas ou a todas as linguas.—Grammatica particular é a que expõe os principios e as particularidades especiaes de cada idioma. —Grammatica histórica é a que estuda os factos da lingua em seus diversos periodos, desde a origem e formação até a epoca actual.—Grammatica comparativa é a que estuda os factos communs ou differentes, em grupo de línguas que têm a mesma origem.” (sic, p. 3).
  • “Grammatica descriptiva ou expositiva, ou pratica, é a arte que ensina a falar e a escrever correctamente, isto é, segundo o uso das pessoas doutas.” (sic, p. 4)
  • “A grammatica pratica, como arte que é, contém preceitos não raro anti-scientificos, por isso que, ás vezes, de seu interesse é apontar meios mecanicos e mnemonicos que facilitem o estudo. Assim, a grammatica pratica denomina irregulares os verbos que, scientificamente, nos sentido da filiação histórica, conservam a regularidade etymologica primitiva. Quase se póde dizer o mesmo a respeito de todas as irregularidades em grammatica.” (sic, p. 4).
  • “A grammatica portugueza divide-se em quatro partes principaes: Phonologia, Morphologia, Classificação(ou Taxinomia) e Syntaxe. As tres primeiras referem-se ao estudo do VOCABULO, e por isso também se chama lexilogia; a ultima, ao da PHRASE  ou proposição.” (sic, p. 4).

 

Língua:

  • “a língua tem grammatica, porque os vocábulos que servem para a expressão das idéas tomam variações de fôrma, de collocaoão e de sentido susceptíveis de serem generalizadas, isto é, de serem construídas sob o typo de leis ou regras. O systema geral d’estas leis constítue a grammatica.” (sic, p. 3).

 

Norma:

  • “Abrange, pois, o estudo de regras geraes e de casos especiaes que convém conhecer para o emprego legítimo e bom uso da língua.” (sic, p. 3).

 

ESTADO DA ARTE

  • BRAGADIN, Cheila Aparecida. As ideias gramaticais de João Ribeiro na Grammatica portuguesa (3º anno). Dissertação (Mestrado em Linguística) – Pontifícia Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, p.136. 2011. Disponível em: “https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14196”. Acessado em 02 de agosto de 2023.
  • FÁVERO, Leonor Lopes.; MOLINA, Márcia A. G. Memórias gramaticais: João Ribeiro para jovens e crianças. Revista Letras, Santa Maria, v. 24, n. 48, p. 49-67, 2014.Disponível em : https://www.scielo.br/j/his/a/tH94v4LkRYwPk9xdGPMnBXv/?lang=pt#. Acessado em 02 de agosto de 2023
  • RODRIGUES, Rogério Rosa.Traços biográficos de João Ribeiro ou as muitas faces de João Viva a São João. História, São Paulo, v.32, n.1, p. 377-400, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-90742013000100020. Acessado em 02 de agosto de 2023
  • SILVA, Anderson Rany Cardoso da. Variação, mudança linguística e português do Brasil na grammatica portugueza: curso superior (1920 [1887]), de João Ribeiro (1860-1934). Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, p.136. 2021. Disponível em: “https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21004?locale=pt_BR”. Acessado em 02 de agosto de 2023.

 

REFERÊNCIA:

RIBEIRO, João. Grammatica Portugueza: curso superior adottada nos gymnasios e escolas normaes do paiz e no “pedagogium”. 19. ed. Rio de Janeiro: Officinas Graphicas da Livraria Francisco Alves, 1920.

Formulário de Contribuição