Título completo: Grammatica portugueza pratica
Local de publicação: Rio de Janeiro/Brasil
Quantidade de edições: 18? – (1929)
Editora: Editora Francisco Alves
Gramática escolar (LM)
- “Eis em poucas palavras o conteúdo da presente grammatica que, demoninando — « Grammatica Portugueza Pratica para Crianças»— e destinando ao uso das Escolas Primarias.” (sic, prefácio, p. 9).
- “(…) Foi esse o motivo por que procurei applicar meus esforços no sentido de colligir meios e processos faceis de iniciar os jovens alumnos no conhecimento da nossa lingua, senvindo-me um methodo suave e bem claro, ao alcance da comprehensão delles. (sic, prefácio, p. 8).
- “E, porque o meu fito fosse sempre tornar o estudo agradavel e ameno às crianças, procurei formular regras simples e concisas pelo methodo mais pratico”. (sic, prefácio, p. 8).
- “O alumno não deverá decorar as definições senão depois que souber analysar com bastante segurança; até ahi a criança aprenderá sómente o que fôr indispensável á analyse.” (p. 11).
Gramática Normativa
- Grammatica portugueza é a arte que nos ensina a falar e escrever correctamente a lingua portugueza. (p. 11)
OBJETIVOS DO AUTOR
- “No desempenho desse cargo, tive occasião de notar que os compendidos adoptados, si bem que de boa orientação e realmente exactos em doutrina, não podiam comtudo deixar de ser, como são, escriptos em linguagem um tanto elevada e suaperior á intelligencia das crianças, ainda em embryão e inculta. (sic, prefácio, p. 7). (…) Foi esse o motivo por que procurei applicar meus esforços no sentido de colligir meios e processos faceis de iniciar os jovens alumnos no conhecimento da nossa lingua, senvindo-me um methodo suave e bem claro, ao alcance da comprehensão delles. (sic, prefácio, p. 8).
- “E, porque o meu fito fosse sempre tornar o estudo agradavel e ameno às crianças, procurei formular regras simples e concisas pelo methodo mais pratico”. (sic, prefácio, p. 8).
- “Que este meu methodo de ensino preencha os fins que desejo eis o meu maior premio, e si, conforme espero, obtiver feliz despacho, considerar-me-hei então duplamente remunerada, já por ver compensados os meus labores no magisterio publico, já por ter conseguido prestar pequenino serviço à mocidade estudiosa do meu paiz.” (sic, prefácio, p. 9).
- “O alumno não deverá decorar as definições senão depois que souber analysar com bastante segurança; até ahi a criança aprenderá sómente o que fôr indispensável á analyse.” (p. 11).
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Gramática
- “Grammatica portugueza é a arte que nos ensina a falar e escrever correctamente a lingua portuguesa” (BANDEIRA, p. 11).
ESTADO DA ARTE
- FARIA, Carla Valeria de Souza. A interjeição em gramáticas brasileiras do século XIX. Cadernos de Tradução, v. 44, n. Spe 3, p. e101920, 2024.
- PAIVA, Carla Macpherson Garcia de et al. Relações conjuntivas sob enfoque sistêmico-funcional: uma experiência em sala de aula. 2020.
- SANTOS SILVA, Fernando Rodrigo dos. A Investigação Da Trajetória De Vida E Profissional Da Professora Primária E Autora De Gramática Adelia Ennes Bandeira. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 114–133, 2019. DOI: 10.26694/caedu.v1i1.9191. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2472. Acesso em: 10 ago. 2025.
- SILVA, Fernando Rodrigo dos Santos. Investigação Da Trajetória de Vida e Profissional Da Professora Primária e Autora de Gramática Adelia Ennes Bandeira. Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, Teresina, v. 1, n. 1, p. 113-132, jan. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339546723_A_INVESTIGACAO_DA_TRAJETORIA_DE_VIDA_E_PROFISSIONAL_DA_PROFESSORA_PRIMARIA_E_AUTORA_DE_GRAMATICA_ADELIA_ENNES_BANDEIRA. Acesso em: 27 nov. 2023.
- XAVIER, Wendell Lessa Vilela et al. De O meu idioma à chave da língua: a peregrinação histórico-gramatical de Othoniel Motta. PUC-SP. 2012.
REFERÊNCIA:
BANDEIRA, Adélia Ennes. Grammatica portugueza pratica. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1897.