Grammatica Portugueza

capa _ Grammatica Portugueza Hemeterio Jose_page-0001

Título completo: Grammatica Portugueza

Local de publicação: Rio de Janeiro/Brasil

Quantidade de edições: 3?

Editora: Livraria Clássica de Alves

Gramática escolar (LM)

  • “Contra isto tenho trabalhado, e o actual compendio é mais um protesto fora das classes limitadas que o poder público e a confianca particular pozeram sob a minha direccão.” (sic, prefácio).
  • “Dia a dia, num espaço de cinco annos pelo menos, o alumno deve conhecer o idioma de seus paes, manuseando-lhes os textos, retendo-os de memoria, comparando-o e repetindo-os, assim como aprendeu a lingua vulgar ate aos sete annos de sua idade. Agora mesmo, os exames de portuguez, na Instrucção Publica, como se diz, estão amargurando os corações de todosnos homens bem formados.” (sic, prefácio).

 

OBJETIVOS DO AUTOR

  • “O objecto d’este compêndio é o estudo exclusivo do vernáculo, sem especulação alguma de ordem histórica ; abrange cuidadosamente os conhecimentos principais dos factos lexicológicos e syntacticos do portuguez actual.” (sic, prefácio).
  • “Contra isto tenho trabalhado, e o actual compendio é mais um protesto fora das classes limitadas que o poder público e a confianca particular pozeram sob a minha direccão.” (sic, prefácio).

 

CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA

Língua:

  • “O conhecimento da língua como instrumento de communicacão e nullo, e um saber inútil de sacrista tem sido a só preoccupacão de alumnos e professores. Assim é que os meninos, mal aprendem a leitura material, são forçados por professores sem consciência da sua missão a guardar de memória modelos de comparação de cousas que totalmente desconhecem: o vocabulário vernáculo e latino, a clássica syntaxe d’este e a d’aquelle, verdadeiras criações antagônicas.” (sic, prefácio)

 

Gramática:

  • “A grammatica … mas a grammatica deduzida e simultaneamente induzida em face dos textos que unicos podem crear o bom artista.”(sic, prefácio)

 

ESTADO DA ARTE

  • FÁVERO, Leonor Lopes e MOLINA, Márcia Antônia Guedes. A gramática brasileira no início do século XX: Grammatica expositiva (Eduardo Carlos Pereira) e Grammatica portugueza (Hemetério José dos Santos). Confluência, n. 37/38, p. 59-82, 2010.
  • ANDRADE, Anderson Monteiro. Estudo descritivo-analítico do sujeito gramatical no período de 1881-1915 da gramatização brasileira: entre a tradição e a inovação. 2019. 198 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
  • DE OLIVEIRA BATISTA, Ronaldo; BASTOS, Neusa Barbosa. Duas tradições gramaticais: uma história brasileira. História do pensamento linguístico-gramatical em Portugal e no Brasil, p. 43.

 

REFERÊNCIA:

SANTOS, Hemetério José dos. Grammatica portugueza. 3 ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1897.

 

Formulário de Contribuição