Título completo: Grammatica nacional ou Methodo Moderno para se aprender a fallar e a escrever sem erros e mesmo sem auxilio de mestre a lingua portugueza comprehendendo um vocabulario orthografico-prosodico da mesma lingua
Local de publicação: Lisboa/Portugal
Quantidade de edições: 4?
Editora: Sine nomine[s.n.]
Gramática normativa
- “A grammatica portugueza é portanto uma arte que indica os meios de se evitarem as locuções viciosas, de se empregarem phrases ou vocabulos menos correctos, ensinando ao mesmo tempo como se devem expressar os pensamentos, segundo o uso dos bons excriptores portuguezes.” (AZEVEDO, p. 14)
- “9. A prosodia ensina a pronunciar bem as palavras. 10. A orthographia ensina a escrever correctamente as palavras, e o emprego da pontuação.” (AZEVEDO, p. 15).
Gramática Escolar (LM)
- “Methodo moderno para se aprender a fallar e escrever sem erros e mesmo sem auxilio de mester a lingua portugueza – comprehendendo um vocabulario orthographico-prosodico da mesma língua;” (sic, subtítulo).
- Proposição de exercícios sobre o conteúdo abordado.
OBJETIVOS DO AUTOR
- “(…) uma arte que indica os meios de se evitarem as locuções viciosas, de se empregarem phrases ou vocabulos menos correctos, ensinando ao mesmo tempo como se devem expressar os pensamentos, segundo o uso dos bons excriptores portuguezes.” (sic, p. 14).
- “Methodo moderno para se aprender a fallar e escrever sem erros e mesmo sem auxilio de mester a lingua portugueza – comprehendendo um vocabulario orthographico-prosodico da mesma língua.” (sic, subtítulo).
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Língua:
- “Grammatica geral é a sciencia que trata dos princípios geraes e invariaveis, communs a todas as linguas.” (sic, p. 14).
- “Grammatica particular é a arte de applicar os princípios geraes e invariaveis de todas as linguas ás instituições arbitrarias e usuaes de uma lingua particular.” (sic, p. 14).
- “A grammatica portugueza é, portanto, uma arte que indica os meios de se evitarem as locuções viciosas, de se empregarem phrases ou vocabulos menos correctos, ensinando ao mesmo tempo como se devem expressar os pensamentos, segundo o uso dos bons excriptores portuguezes.” (sic, p. 14).
ESTADO DA ARTE
- POLACHINI, Bruna Soares. A coleção de gramáticas oitocentistas da Biblioteca da Escola Normal de São Paulo. Confluência, [S.L.], v. 32, n. , p. 373-417, 27 out. 2023. Liceu Literario Portugues. http://dx.doi.org/10.18364/rc.2023nespecial.1357
- SANTOS, Maria Helena. A Gramática Racionalista em Portugal no Século Xix. In: DUARTE, Sónia et al (ed.). A gramática racionalista na Península Ibérica (séculos XVI-XIX). S.I.: Flup, 2015. p. 73-101.
- DO CÉU FONSECA, Maria. Tradição gramatical em Portugal. História do pensamento linguístico-gramatical em Portugal e no Brasil, p. 3.
REFERÊNCIA:
AZEVEDO, Domingos José de. Grammatica nacional ou Methodo Moderno para se aprender a fallar e a escrever sem erros e mesmo sem auxilio de mestre a lingua portugueza comprehendendo um vocabulario orthografico-prosodico da mesma lingua. Lisboa: [s.n.], 1880.