Título completo: Grammatica Expositiva
Local de publicação: São Paulo/Brasil
Quantidade de edições: 53?
Editora: Weiszflog Irmãos & Co.
Gramática Escolar (LM)
- Capa: “Lente cathedratico de Grammatica Expositiva”e Grammatica Histórica do Gymnasio Official DA Cidade de S. Paulo. – Obra approvada pela Congregação do mesmo Gyimnasio. […] Adaptada ao 1°, 2.° e 3.° anno DOS GYMNASIOS. [sic]
- “A boa regencia de nossa cadeira de portuguez no Gymnasio Official da cidade de S. Paulo, nos levou ao presente trabalho.” (prólogo, p. i, sic)
- “[…]a lei da organização do ensino gymnasial discrimina sabiamente o ensino expositivo do ensino historico na cadeira de portuguez. Os tres primeiros annos são consagrados ao ensino da Grammatica Expositivai 110 4.” anno se faz o estudo da Grammatica Histórica, como complemento necessário de um estudo perfeito da lingua vernacula.” (prólogo, p. i, sic)
- “Além disso, levado por uma suggestão do programma official de portuguez, que determina “a apreciação de trechos em que entrem proverbios, maximas e sentenças Moraes”, enriquecemos o nosso humilde tra- balho com dezenas de provérbios, maximas e dictos sentenciosos, que demos para aclarar e fixar as regras. Com taes exemplificações collimamos tres fins: a) a fixação facil da regra pelo frisante e agradavel do exemplo; b) o enriquecimento do espirito da mocidade com o legado veneravel da boa e velha linguagem contida nos proloquios populares ; c) a influencia salutar dos princípios moraes que elles conteem.” (prólogo, p. ii, sic)
- “[…] cremos ter satisfeito plenamente as exigencias dos tres primeiros annos dos programmas officiaes de nossos gymnasios. Si nestas paginas puder a nossa mocidade estudiosa encontrar alguma luz que lhe revele os poderosos recursos de nosso bello idioma, e os nossos collegas no magisterio algum auxilio no exercicio de sua nobre profissão, dar-nos-emos por compensado dos aturados labores que ellas representam.” (prólogo, p. iii, sic)
Gramática descritiva:
- “[…] escolhemos auctoridades classicas de reputação incontestada, o de preferencia os escriptores modernos. Dada a evolução da lingua, não se póde provar, em boa logica, a vernaculidade actual de uma expressão qualquer com a auctoridade de um classico antigo. É esta a razão por que, em nossa abundante citação, demos preferencia a Alexandre Herculano e a Antonio Feliciano de Castilho, esses «dois grandes mostres do moderno classicismo », no dizer acertado do Dr. Ernesto Carneiro Ribeiro.” (prólogo, p. ii, sic)
- “A Grammatica Expositiva do Sr. Eduardo Carlos Pereira, cremos, é o primeiro ensaio feliz que se faz aqui, no Brazil, para systematisar o estudo da lingua portugueza, estabelecendo uma linha divisoria entre a arte e a sciencia da lingua.” (parecer, p. 9, sic)
OBJETIVOS DO AUTOR
- “Postura inovaora: […] procuramos a resultante das duas correntes: — da corrente moderna, que dá emphase ao elemento historico da lingua, e da corrente tradicional, que mais se preoccupa com o elemento logico na expressão do pensamento. Ha verdade nas duas correntes : o erro está no exclusivismo de uma e de outra, ou, melhor, na confusão de ambas.” (prólogo, p. i, sic)
- “Quanto ao nosso methodo expositivo, dous principios nos serviram de fio conductor através da multiplicidade e mobilidade dos phenomenos graminaticaes ; a) não partir a grammatica em pequenos, multiplicando ao extremo as divisões e subdivisões, com gravo dotrimento da clareza; b) classificar os factos e prendelos na unidade de um todo harmonico.” (prólogo, p. iii, sic)
- “[…] cremos ter satisfeito plenamente as exigencias dos tres primeiros annos dos programmas officiaes de nossos gymnasios. Si nestas paginas puder a nossa mocidade estudiosa encontrar alguma luz que lhe revele os poderosos recursos de nosso bello idioma, e os nossos collegas no magisterio algum auxilio no exercicio de sua nobre profissão, dar-nos-emos por compensado dos aturados labores que ellas representam.” (prólogo, p. iii, sic)
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Língua:
- “Linguagem é o meio que empregamos para a comunicação de nossas idéas e pensamentos. 2. Tres são os meios empregados para esse fim: o gesto, o som e a escripta. Tres são, conseguintemente, as especies de linguagem a) a linguagem gesticulada, mimica ou de acção, constituida pelos gestos e varios movimentos de nosso corpo; b) a linguagem falada constituída por palavras faladas; c) a linguagem escripta constituída por palavras escriptas.” (p. 1, sic).
- “Distinguem-se nas palavras a fórma materal e a idéa: a fórma é a combinação de sons, ou das letras que os representa, a idéa é a significação ou o sentido da palavra.” (p. 1, sic).
- “Chama-se língua ou idioma a totalidade das palavras que se serve um povo para exprimir suas idéas e pensamentos. ” (p. 1, sic).
Gramática:
- “Postura inovaora: […] procuramos a resultante das duas correntes: — da corrente moderna, que dá emphase ao elemento historico da lingua, e da corrente tradicional, que mais se preoccupa com o elemento logico na expressão do pensamento. Ha verdade nas duas correntes : o erro está no exclusivismo de uma e de outra, ou, melhor, na confusão de ambas.” (prólogo, p. i, sic).
- “Ninguém contesta, certamente, que os factos actuaes da lingua teem sua explicação racional nos antecedentes liistoricos da mesma lingua. E’ na phonologia, morj)hologia ou syntaxe historiças que nós encontramos a razão de ser das regras actuaes da grammatica expositiva sobre a pronuncia, sobre a fôrma dos vocábulos, ou sobre os processos syntacticos. Dalii não se segue, porém, que o estudo da grammatica histórica deva anteceder ou mesmo acompanhar o estudo da grammatica expositiva.” (prólogo, p. i, sic).
- “Postura inovaora: […] fugimos da «terminologia grammatical ahstrusa e cansativa», na phrase cortante da «Commissão de progranimas de linguas». Não rejeitámos, todavia, os neologismoH já correntes e apropriados.” (prólogo, p. ii, sic).
- “Quanto ao nosso methodo expositivo, dous principios nos serviram de fio conductor através da multiplicidade e mobilidade dos phenomenos graminaticaes ; a) não partir a grammatica em pequenos, multiplicando ao extremo as divisões e subdivisões, com gravo dotrimento da clareza; b) classificar os factos e prendelos na unidade de um todo harmonico.” (prólogo, p. iii, sic).
- “Seguindo estes principios, que nos parecem verdadeiramente scientificos, procuramos systematizar os factos numerosos da lingua em grupos ou classes subordinadas a leis, concatenando esses grupos em suas relações naturaes, de modo que formassemos da grammatica um corpo harmonico e symmetrico de doutrinas. Foi esse nosso escopo, principalmente na Taxeonomia, Etymologia e Syntaxe.” (prólogo, p. iii, sic).
- “Grammatica portugueza é a exposição methodica das regras relativas ao uso correcto da língua portuguesa.” (p. 1, sic).
ESTADO DA ARTE
- BUNZEN, C.; MEDEIROS, R. R. A. de. O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira. Linha D’Água, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 119-141, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385. Acesso em: 21 jun. 2023.
- FACCINA, R. L. S; CASAGRANDE, N. S. A Gramática Expositiva da Língua Portuguesa: uma abordagem historiográfica. In: BASTOS, N. B.; PALMA, D. V. (Orgs.). História entrelaçada 2: a construção de gramáticas e o ensino de língua portuguesa na primeira metade do século XX. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006
- LARA, G. M. P. A Gramática como discurso: uma análise semiótica da “Grammatica” de Eduardo Carlos Pereira. Revista Diadorim, v. 10, p. 94-109, 2011. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/3937/15642. Acesso em: 21 jun. 2023.
- MOLINA, M. A. G. Modificações na Gramática Expositiva de Eduardo Costa Pereira. Confluencia, n. 27-28, p. 223-249, 2004. Disponível em: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/1219. Acesso em: 21 jun. 2023.
- MOLINA M. A. G. Um estudo descritivo-analítico da “Gramática expositiva (curso superior)”, de Eduardo Carlos Pereira. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001413323. Acesso em 21 jun. 2023.
REFERÊNCIA:
EDUARDO, Pereira. Grammatica Expositiva. São Paulo: Weiszflog Irmãos & Co.1907