Título completo: Grammatica descriptiva baseada nas doutrinas modernas
Local de publicação: Rio de Janeiro/Brasil
Quantidade de edições: 12?
Editora: Livraria Francisco Alves & Cia
Gramática descritiva
- “baseando-nos nas doutrinas modernas, concorremos de algum modo para romper com a velha tradição, quebrando os antigos moldes em que se vasava a grammaticographia.” (sic, prólogo da 2ª edição, v).
- “Grammatica é a systematização lógica dos factos e normas de uma lingua qualquer. A grammatica pode ser descriptiva, histórica e comparativa.” (sic, p.1).
- “Grammatica descriptiva, que também se diz expositiva, é a systematização organica dos factos e normas próprias de uma língua, isoladamente considerada.”
- “Grammatica portugueza é a systematização organica das normas e factos da lingua portugueza, isoladamente considerada. “(sic, p.1).
- “Há também a grammatica geral, (jue se poderia chamar glossologia, isto é, o tratado das normas geraes e abstractás que se poderiam aplicar á expressão dó pesamento ou á linguagem (i). ‘Linguagem, diz Sayce, é a manifestação exterior do pensamento consciente’.” (sic, p.2)
- “Além d’isso, tem sido por nós fundadas e refundidas muitas theorias em matéria de lingua portugueza, afim de que seja a Grammatica a interpretação authentica dos phenomenos da lingua.” (sic, p. ix)
Gramática Normativa
- Estruturação da gramática é normativa, uma vez que o autor parte das estruturas menores da língua em direção às maiores, limitando-se ao nível da oração e a análise das classes de palavras.
OBJETIVOS DO AUTOR
- “Bem sabemos que, para os que se iniciam na aprendiza- gem é pesada a nossa Grammatica e até inconveniente, desde que ao alumno não prescreva e limite o professor o que tem de ser estudado”. (sic, prólogo da 3ª edição, p. vii)
- “Além d’isso, tem sido por nós fundadas e refundidas muitas theorias em matéria de lingua portugueza, afim de que seja a Grammatica a interpretação authentica dos phenomenos da lingua” (sic, p. ix)
- “(…) a sistematização orgânica dos fatos e normas próprios de uma língua, isoladamente considerada.” (p. 13)
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Língua:
- “Ainda nos esforçamos por estudar a lingua nos seus monumentos literarios, consolidando-lhe por isso os factos e a doutrina com exemplos selectos, hauridos aos principaes escriptores que se nos afigurou poderem servir de normas á syntaxe da língua.” (sic, prólogo da 3ª edição, p. viii).
Gramática:
- “Grammatica é a systematização lógica dos factos e normas de uma lingua qualquer. A grammatica pode ser descriptiva, histórica e comparativa. (sic, p.1)
- “Grammatica descriptiva, que também se diz expositiva, é a systematização organica dos factos e normas próprias de uma língua, isoladamente considerada.
Grammatica portugueza é a systematização organica das normas e factos da lingua portugueza, isoladamente considerada.” (sic, p.1) - “Há também a grammatica geral, (jue se poderia chamar glossologia, isto é, o tratado das normas geraes e abstractás que se poderiam aplicar á expressão dó pesamento ou á linguagem (i). ‘Linguagem, diz Sayce, é a manifestação exterior do pensamento consciente’.” (sic, p.2)
“A grammalica estuda as palavras de uma língua sob as suas quatro modalidades, isto é, como som, como organismo, como funcção e como signal; e assim se deve dividirem phonologia, lexiologia, syntaxilogia e semiologia.” (sic, p.3)
ESTADO DA ARTE
- MARINS, Ânderson Rodrigues. A sintaxe em Maximino Maciel. Revista Philologus, Ano 27, n. 79, p. 11. Disponível em <https://revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/download/8/5 > acesso em 30 de setembro de 2023.
- MARINS, Ânderson Rodrigues Marins. A visão sintática de Maximino Maciel. Cadernos do CNLF, v. 13, n. 04. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/a_visao_sintatica_de_maximino_anderson.pdf> acesso em: 30 de setembro de 2023
- Angelici, K. (2021). O Tratamento do sujeito na Grammatica Descriptiva de Maximino Maciel. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 21(2), 219–234. Disponível em http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13126
- Rodrigues, Ivelaine de Jesus. A modernidade na sintaxe da Grammatica Analytica de Maximino Maciel. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em < https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/14306/1/Ivelaine%20de%20Jesus%20Rodrigues.pdf > acesso em: 30 de setembro de 2023
REFERÊNCIA:
MACIEL, Maximino de Araujo. Grammatica descriptiva baseada nas doutrinas modernas. 5ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves & Cia, 1914 [1887].