Gramática da Língua Francesa

Título completo: Gramática da Língua Francesa

Local de publicação: Rio de Janeiro/ Brasil

Quantidade de edições: ?

Editora: Artes Gráficas Gomes de Souza S.A.

Gramática descritiva

“Ao apresentar esta Gramática de Língua Francesa desejamos contribuir, por mais modestamente que seja, para a difusão do ensino do Francês no Brasil, vivo na sua realidade orgânica e presente. (1) Pois esta foi nossa finalidade: elaborar uma gramática de consulta, divulgar conhecimentos a um tempo aprofundados e práticos, salientando aquilo que vem constituindo a estrutura da língua, particularmente a sintaxe. (2)

(2) Esta é complexa, às vezes até demasiadamente. Assim devem ter pensado os responsáveis pelo Arrêté relatif à la simplification de l ‘enseignement de la syntaxe française, baixado pelo Ministério da Instrução Pública, em 1901. Sempre que nos foi possível basear-nos na língua atualmente falada e em grandes escritores, invocamos o Arrêté de 1901 (assim o designaremos) em vez de expor inutilmente aos alunos brasileiros regras gramaticais já na própria França transgredidas mesmo por aqueles que sabem falar e escrever corretamente o Francês.” (nota preliminar, pág. 7)

Gramática escolar LE

“Esperamos assim ter fornecido com este compêndio um instrumento de trabalho suscetível de satisfazer a curiosidade dos alunos do Curso Médio” (nota preliminar, pág. 7)

 

OBJETIVOS DO AUTOR

  •  “[…] com o objetivo de difundir no Brasil o ensino do Francês, através da fonologia, lexicologia e sintaxiologia modernizadas, de caráter idiomático, nos moldes peculiares da modelar língua que tão bem dominam.” (pág. 5)
  • “Pois esta foi nossa finalidade: elaborar uma gramática de consulta, divulgar conhecimentos a um tempo aprofundados e práticos, salientando aquilo que vem constituindo a estrutura da língua, particularmente a sintaxe” (pág. 7)

 

ESTADO DA ARTE

FILGUEIRAS, Juliana Miranda. A produção de materiais didáticos pelo MEC: da campanha nacional de material de ensino à fundação nacional de material escolar. Revista Brasileira de História, [S.L.], v. 33, n. 65, p. 313-335, 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882013000100013.

 

REFERÊNCIA

Corrêa, Roberto Alvim; Steinberg, Sary Hauser. Gramática da Língua Francesa. 1 ed. Rio de Janeiro: Artes Gráficas Gomes de Souza S.A, 1968.

Formulário de Contribuição