Breve Compendio da Gramatica Portugueza

Capa_GR124_ÁLVARES_(1786)_ Breve Compendio Da Gramatica Portuguez_page-0001

Título completo: Breve Compendio da Gramatica Portugueza para o uso das Meninas que se educaõ no Mosteiro da Vizitaçaõ de Lisboa.

Local de publicação: Lisboa/Portugal

Quantidade de edições: 1

Editora: Officina de Antonio Rodrigues Galhardo, Impressor da Real Meza Cenforia

Gramática esc0lar (LM)

  • “Da vossa boa educação rezulta que a Republica tem admiráveis Mãis de famílias; e daqui vem a principal perfeiçaõ dos Cidadãos e o Bem do Estado.” (prefácio, p. ii, sic).
  • “Para facilitar a intelligencia na Língua Franceza, que quereis ensinar por principios, e na Italiana, e na Latina, mostra a experiencia que o methodo mais fácil e suave, e util, eh começar pela Gramatica da Lingua materna; na qual he facillimo advertir na Organizaçaõ das partes da Oraçaõ, que compoem a boa Linguagem que nenhuma ignora: conhecida pois esta Organizaçaõ das partes da Oraçaõ, he facillimo depois de applicar as regras geraes e transcendentes a qual outra Lingua estranha.” (prefácio, p. ii, sic).
  • “[…] o dezejo que tenho em facilitar a instrucçaõ das que a vem buscar no nosso Mosteiro, para utilidade sua, e gloria de Deos, que he e deve ser o fim das nossas acçoens.” (prefácio, p. ii, sic).

 

Gramática normativa

  • “Esta Gramatica vos fará conhecer milhor a vossa Lingua nacional e escrever com acerto, falar propriedade; e tambem vos dispoem pata saberdes por princípios a Lingua Franceza, Italiana, e Latina, se disso fizerdes gosto á liçaõ dos bons Livros, e receber deles a utilidade que tiraõ a pessoas bem instruídas” (prefácio, p. iii, sic)
    Gramatica he huma Arte que confina a fallar huma língua sem erros: ou por outro modo: huma Arte que ensina a combinaçaõ justa das palavras que compoem a oração.” (p. iv, sic).

 

OBJETIVOS DO AUTOR

  • “Da vossa boa educação rezulta que a Republica tem admiráveis Mãis de famílias; e daqui vem a principal perfeiçaõ dos Cidadãos e o Bem do Estado.” (prefácio, p. ii, sic).
  • “Para facilitar a intelligencia na Língua Franceza, que quereis ensinar por principios, e na Italiana, e na Latina, mostra a experiencia que o methodo mais fácil e suave, e util, eh começar pela Gramatica da Lingua materna; na qual he facillimo advertir na Organizaçaõ das partes da Oraçaõ, que compoem a boa Linguagem que nenhuma ignora: conhecida pois esta Organizaçaõ das partes da Oraçaõ, he facillimo depois de applicar as regras geraes e transcendentes a qual outra Lingua estranha.” (prefácio, p. ii, sic)
  • “[…] o dezejo que tenho em facilitar a instrucçaõ das que a vem buscar no nosso Mosteiro, para utilidade sua, e gloria de Deos, que he e deve ser o fim das nossas acçoens.” (prefácio, p. ii, sic)
  • Esta Gramatica vos fará conhecer milhor a vossa Lingua nacional e escrever com acerto, falar propriedade; e tambem vos dispoem pata saberdes por princípios a Lingua Franceza, Italiana, e Latina, se disso fizerdes gosto á liçaõ dos bons Livros, e receber deles a utilidade que tiraõ a pessoas bem instruídas” (prefácio, p. iii, sic)

 

CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA

Norma:

  • “Quatro cousas se devem saber para fallar huma língua. 1. as palavras, 2. a disposiçaõ dellas, 3. o modo de pronunciar, 4. o modo de as escrever […]” (p. iv, sic).
  • “Como a oração se compoem de palavras; a palavra de sillabas, a silaba de letras […]” (p. v, sic).

Gramática:

  • “Esta Gramatica vos fará conhecer milhor a vossa Lingua nacional e escrever com acerto, falar propriedade; e tambem vos dispoem pata saberdes por princípios a Lingua Franceza, Italiana, e Latina, se disso fizerdes gosto á liçaõ dos bons Livros, e receber deles a utilidade que tiraõ a pessoas bem instruídas” (prefácio, p. iii, sic).
  • “Gramatica he huma Arte que confina a fallar huma língua sem erros: ou por outro modo: huma Arte que ensina a combinaçaõ justa das palavras que compoem a oração.” (p. iv, sic).

 

ESTADO DA ARTE

  • Kemmler, Rolf; Carlos da Costa Assunção; Manuel Gonçalo de Sá Fernandes. A primeira gramática portuguesa para o ensino feminino (Lisboa, 1786), Diacrítica: Série ciências de linguagem, 24, 1, 373-393, 2010. Disponível em: https://repositorio.utad.pt/server/api/core/bitstreams/63970cd6-6658-4e23-84b3-7bb6c86e9d81/content. Acesso em: 30 jul. 2024.
  • MELO, Lívia de. As ideias linguísticas e pedagógicas da primeira gramática feminina em Portugal (Francisca de Chantal Álvares, 1786). Filologia e Linguística Portuguesa, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 123–136, 2020. DOI: 10.11606/issn.2176-9419.v22i1p123-136. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/169304.. Acesso em: 30 jul. 2024.
  • Loureiro M. A descrição das partes da oração na primeira gramática portuguesa para o ensino feminino. Costa MA, Flores C, Alexandre N, organizadores. XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística: Textos Selecionados. Lisboa: APL, 2012: 340-359. [citado 12 fev. 2020]. Disponível em: https://bit.ly/2NpQrJX.

 

REFERÊNCIA:

ÁLVARES, Francisca de Chantal. Breve Compendio da Gramatica Portugueza para o uso das Meninas que se educaõ no Mosteiro da Vizitaçaõ de Lisboa. Lisboa: Officina de Antonio Rodrigues Galhardo, 1786.

Formulário de Contribuição