Título completo: A Língua Portuguesa: Dificuldades e dúvidas
Local de publicação: Maranhão /Brasil
Quantidade de edições: 1?
Editora: Imprenta del progresso
Gramática descritiva
- “E não sómente por influencia da tradição local, porque sempre entendemos que todo o homem culto, sobretudo o que se destina a falar ao publico, pela impresa ou na tribuna, tem obrigação de saber sufficientemente a sua língua” (sic, p. III – prefácio);
- “Só recorremos à filosofia gramatical e à filologia histórica e comparativa, para elucidação das duvidas ou difficuldades que os factos da lingua offerecem, para justificar o bom uso ou corrigir o máu.” (sic, p. IV – prefácio).
Gramática histórica
- “Só recorremos à filosofia gramatical e à filologia histórica e comparativa, para elucidação das duvidas ou difficuldades que os factos da lingua offerecem, para justificar o bom uso ou corrigir o máu.” (sic, p. IV – prefácio).
- “Trate-se de um estudo histórico-comparativo da nossa lingua, escrito pelo saudoso maranhense […].” (sic, p. 329).
- “Contém as relações da nossa lingua com o latim, o grego, o italiano, o espanhol, o francez e vários dialetos; cita os classicos portugueses de todos os tempos, e compulsa o trabalho de alemães e ingleses que se ocuparam do portuguez.” (sic, p.329).
Gramática descritiva
- “[…]relacionados com ditongos e tritongos, e nele podem os estudiosos colher, pelo menos, valiosos elementos para a definitiva resolução de tais problemas” (sic, p. n.p – prólogo)
OBJETIVOS DO AUTOR
- “A publicação póstuma dos trabalhos linguísticos do ilustre e finado maranhense Franco de Sá tem por título A Língua Portuguesa, (dificuldades e dúvidas), e trata especialmente de ortofonia, que é o mesmo que ortoépia ou pronúncia rigorosa” (sic, p. n.p – prólogo);
- “Em todo caso, o livro de Franco de Sá suscita interessantes problemas, relacionados com ditongos e tritongos, e nele podem os estudiosos colher, pelo menos, valiosos elementos para a definitiva resolução de tais problemas” (sic, p. n.p – prólogo).
“Foi, pois, nosso intuito, como o nosso titulo indica, não escrever um tratado scientifico, mas tão somente estudar as partes em que pudesse encontrar incertezas quem quisesse aprender, como dizião os velhos grmaticos, a falar e escrever correctamente. Só recorremos à filosofia gramatical e à filologia histórica e comparativa, para elucidação das duvidas ou difficuldades que os factos da lingua offerecem, para justificar o bom uso ou corrigir o máu.” (sic, p. IV – prefácio).
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA
Língua:
- “[…] a língua o mais forte vínculo da união nacional, trabalhar a bem da pureza e boa conservação do idioma, que, dos nossos antepassados, tão formoso e nobre recebemos, é ainda uma acção politica, serviço não somenos, quando tantos elementos perturbadores e dissolventes ameação a homogeneidade e integridade da nossa patria” (sic, p. V – prefácio).
Gramática:
- “[…] depois de mostrar os varios conhecimentos que exige a disciplina gramatical, quo então compreendia o deve comprehendia o estudo dos classicos, assim conclue (…) Quem a penetra no íntimo, descobre muitas delicadezas, que não sómente pódem aguçar os engenhos pueris, mas ainda exercitar a mais alta erudição o sciencia… Não são nimiamente pequenas estas cousas, nem impedimento às grandes, como julgão alguns. Decerto não se deve descer a um meticuloso extromo e ineptas cavillações, quo fatigão e abatem o espirito. Mas, na grammatica, só é nocivo o que é vão ou supérfluo (supervacuum).” (sic, p. IV – V – prefácio).
ESTADO DA ARTE
- MEGALE, Heitor. Filologia bandeirante. ITINERÁRIOS–Revista de Literatura, 1998. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2843/2594>. Acesso em: 25 mai 2024.
- NETO, Vidal; CARDOSO, José Bento. A formação do pensamento linguístico brasileiro: entre a gramática e novas possibilidades de tratamento da língua (1900-1940). Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-12082021-203927/publico/2021_JoseBentoCardosoVidalNeto_VCorr.pdf>. Acesso em: 25 mai 2024.
- OLIVEIRA, Daniele Felizola de. O pensamento linguístico de Jerônimo Soares Barbosa e sua influência nas principais gramáticas brasileiras do século XIX. 2015. Disponível em: < https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/3348/TESE_VERS%c3%83O_FINAL.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 25 mai 2024.
REFERÊNCIA:
SÁ, Filippe Franco de. A língua portuguesa: dificuldades e dúvidas. Maranhão: IMP: Official, 1915.