Este trabalho objetiva analisar, descrever e comparar o tratamento da classe dos determinantes (el, este, su, algún, un, etc.) em gramáticas de Espanhol/Língua Estrangeira (E/LE) produzidas no Brasil no início dos séculos XX e XXI. Mais especificamente, visamos (i) descrever e comparar as características estruturais da gramática brasileira de E/LE nos dois períodos; (ii) analisar como são gramatizados os determinantes ao longo do período selecionado, (iii) identificar mudanças no processo de gramatização no ensino de E/LE. Para tanto, valemo-nos do referencial teórico da Historiografia da Linguística, Norma Linguística e Gramatização. Esta pesquisa orientou-se por uma abordagem qualitativa voltada à análise de quatro gramáticas: Grammatica da lingua espanhola para uso dos brasileiros (NASCENTES, 1920), El Castellano Contemporáneo: Gramática y Textos (JUCÁ FILHO, 1944), Gramática española para brasileños: fonología, ortografía y morfosintaxis (MASIP, 2010), Gramática Contrastiva del Español para Brasileños (MORENO GARCÍA; ERES FERNÁNDEZ, 2012). De natureza mais aplicada, a proposta contou com objetivos descritivos e explicativos e assumiu procedimentos de levantamento bibliográfico e documental. Como resultado, foi possível observar que embora se identifique um amadurecimento científico e didático da discussão feita pelas gramáticas contemporâneas, ainda se nota a ausência de respaldo teórico para a discussão da classe dos determinantes.