Gamificação De Conteúdos e Jogos Digitais Para O Ensino e Aprendizado Da Língua Portuguesa e Da Educação Ambiental

Resumo

Introdução: Este trabalho é resultado de um projeto aplicado na escola municipal Alípio Maciel de Oliveira, localizada na cidade de Sete Lagoas, MG. Objetivo: empregar a metodologia da gamificação de conteúdos e a aplicação de jogos digitais no intuito de amenizar as dificuldades do ensino e aprendizagem da normatização da língua portuguesa e da educação ambiental. Relato de Experiência: O projeto “Gamificação de conteúdos e jogos digitais para o ensino e aprendizado da língua portuguesa e da educação ambiental” aplicado na escola municipal Alípio Maciel de Oliveira, na cidade de Sete Lagoas, MG, teve início a partir da apresentação aos discentes de sua proposta. Observou-se a evolução da aprendizagem dos discentes, melhora no relacionamento interpessoal e no respeito às diversidades. Foi possível perceber a notória motivação dos estudantes, uma vez que foram protagonistas do próprio aprendizado. Conclusão: Diante da verificação positiva dos resultados o projeto aplicado pode ser considerado como uma boa prática educativa, além disso possui potencial de replicabilidade em outras salas de aula.