A gramática no currículo de formação de professores de espanhol: O caso de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre o lugar da gramática na formação de professores de Espanhol/Língua Estrangeira (E/LE) do estado de Minas Gerais. Diante das orientações curriculares nacionais para a formação docente (Brasil, 2015, 2019), que direcionam a formação do futuro professor a discussões pautadas por questões interdisciplinares e por demandas “praticizantes” resultantes de expectativas do cotidiano da educação pública nacional, nos indagamos sobre a existência de um lugar para o componente gramatical no currículo das licenciaturas em Letras: Espanhol e de sua pertinência para a formação do professor. Para tanto, visitamos quatro licenciaturas em Letras: Espanhol de universidades federais mineiras a fim de analisar como a gramática é tratada em seus currículos, identificando temáticas e alinhamentos teóricos adotados, as concepções de língua e gramática assumidas nos projetos pedagógicos (PP) e a bibliografia tomada como referência para a concepção curricular e das disciplinas de língua. O estudo se orienta, portanto, por uma análise documental e comparativa, que apresenta uma breve descrição das ideias linguísticas que circulam atualmente nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas em Letras: Espanhol das Universidades Federais de Alfena (UNIFAL, 2019), de Juiz de Fora (UFJF, 2023), de Uberlândia (UFU, 2017) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM, 2018); representantes, respectivamente, de 4 macrorregiões espalhadas pelo estado: Sul, Zona da Mata (sudeste), Triângulo Mineiro (Oeste) e Jequitinhonha (Nordeste).