Meta-historiografia

“o trabalho reflexivo sobre o labor historiográfico e, especialmente, sobre seus aspectos metodológicos e teóricos. As três principais tarefas da meta-historiografia são: a tarefa construtiva (elaboração de um modelo historiográfico e construção de uma linguagem historiográfica), a tarefa crítica (avaliação de tipos de discurso historiográfico aliada à proposta de análise e apreciação das abordagens metodológicas e epistemológicas adotadas nos textos analisados), a tarefa metateórica ou ‘contemplativa’ (reflexão sobre o objeto, o status da historiografia, sobre a justificação das formas de apresentação e sobre o que é um ‘fato’ linguístico [linguistic fact] para o historiador).”

 

 

SWIGGERS, P. A historiografia da linguística: objeto, objetivos, organização. Confluencia. Revista do Instituto de Lingua Portuguesa, 2013, p. 40, nº 44

 

 

“[…] deve nos fazer refletir sobre 1. a delimitação da “linguística” de um ponto de vista historiográfico, 2. a relevância da historiografia linguística para a linguística (geral) e 3. a integração da historiografia linguística no currículo educacional dos futuros linguistas.”

 

 

SWIGGERS, P. A dinâmica na (/da) história da linguística: posições e deslocamentos de ‘camadas’. Todas as Letras, 2020, p. 2, v. 22, nº1