1. O adjetivo descritivo é às vezes empregado depois de estudo, pesquisa linguística, para designar um método de análise que visa a explicar apenas frases realizadas, formando o corpus da pesquisa. (V também sincrônico).
2.Uma gramática descritiva enumera explicitamente, por meio de regras em número finito, as frases realizadas de uma língua que constitui um corpus representativo, e fornece uma análise da sua estrutura. A gramática descritiva opõe-se à gramática normativa, que acrescenta coerções sociais de uso das regras que ela estabelece; distingue-se da gramática gerativa, que gera por meio de regras todas as frases gramaticais de uma língua (realizadas ou potenciais) e não somente as de um corpus.(DUBOIS et al, 1998, p.176).
DUBOIS, Jean; GIACOMO, Mathée; GUESPIN, Louis; MARCELLESI, Christiane; MARCELLESI, Jean-Baptiste; MEVEL, Jean-Pierre. Dicionário de linguística. Tradutores Frederico P. Barros, Genuína D. Ferretti, John Robert Schmitz, Leonor S. Cabral, Maria Elizabeth L. Salum, Valter Khedi. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.