Consoante

A consoante é um som cuja articulação comporta obstrução, total ou parcial, em um ou em vários pontos do conduto vocal. A presença parcial desse obstáculo na passagem do ar provoca um ruído que constitui a consoante ou um elemento da consoante. Se esse ruído corresponde ao fechamento ou estreitamento do conduto vocal depois da prolação de uma vogal, a consoante se diz explosiva, como o /p/ no port. pau; se corresponde à abertura do conduto vocal antes da prolação de uma vogal, a consoante se diz implosiva, como o /r/ no fr. or ou como o que fecha a sílaba na pronúncia carioca de português. As oclusivas geminadas no it. gutta, “gota”; cappa, “capa”, etc., ilustram os dois tipos: a primeira é implosiva e a segunda é explosiva. Em geral, as consoantes se percebem mal quando articuladas sem o sustento de uma vogal vizinha. É por isso que se chamam consoantes (“que soam com”). (DUBOIS et al., 1998, p.144)

 

Las consonantes (del latín, ‘estar en armonía’, ‘sonar juntos’) son los sonidos que se apoyan en las vocales para ser pronunciados en una sílaba. No solo se producen por la vibración de las cuerdas vocales, sino también por la actividad de distintos órganos adscriptos al aparato de la fonación: b -p precisan la intervención de los labios (bilabiales); d-t se producen gracias a la lengua que roza con los dientes del maxilar superior (dentales).

Los fonemas consonánticos españoles son: b – ch-d-f-g-j-k-l-ll- m-n-ñ-p-r-rr-s-t-y-z. En la Argentina: b – ch-d-f-g-j-k-l-m- n-ñ-p-r-rr-s-t-y. ZORRILLA DE RODRÍGUEZ, 2014, p.177)

 

 

 

DUBOIS, Jean; GIACOMO, Mathée; GUESPIN, Louis; MARCELLESI, Christiane; MARCELLESI, Jean-Baptiste; MEVEL, Jean-Pierre. Dicionário de linguística. Tradutores Frederico P. Barros, Genuína D. Ferretti, John Robert Schmitz, Leonor S. Cabral, Maria Elizabeth L. Salum, Valter Khedi. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

ZORRILLA DE RODRÍGUEZ, Alicia María. Diccionario gramatical de la lengua española. La norma argentina. Buenos Aires: Academia Argentina de Letras, 2014.