Arte da grammatica portugueza

111- Capa - Arte da Grammatica Portugueza_page-0001

Título completo:Arte da grammatica portugueza

Local de publicação: Lisboa/Portugal

Quantidade de edições: 4?

Editora: Imprensa Nacional

Gramática escolar (LM)

  • “Representavam-me que era VOSSA ALTEZA chegada a idade, em que, deixados os cuidados, e infantis entretenimentos, devia começar o estudo das Letras até chegar àquella alta, e incomprehensível Sciencia, que ha de constituir um Príncipe sábio, e virtuoso. Que sendo a Grammatica, principalmente a da Língua Materna, a porta por onde deve ser levado, e conduzido a estes estudos, faltava entre nós uma Arte que com brevidade, e clareza comprehendesse todos os elementos della sem prejuízo do tempo que tanto se deve medir, e aproveitar, não sendo accommodadas as poucas que ha, ou por muito extensas, e volumosas, que demandam longo tempo”. (sic, prefácio, p. 3).

 

Gramática normativa

  • ‘’Grammatica é a arte de fallar, e escrever correctamente segundo o uso recebido’’(p. 5).
  • “(…) faltava entre nós uma Arte que com brevidade, e clareza comprehendesse todos os elementos della sem prejuízo do tempo, que tanto se deve medir e aproveitar, não sendo accommodadas as poucas que ha, ou por muito extensas e volumosas, que demandam longo tempo, ou tão succintas, e abbreviadas que lhe falta o essencial”. (sic, prefácio, p. 3).

 

OBJETIVOS DO AUTOR

  • “(…) que sendo a Grammatica, principalmente a da Língua Materna, a porta por onde deve ser levado, e conduzido a estes estudos, faltava entre nós uma Arte que com brevidade, e clareza comprehendesse todos os elementos della sem prejuízo do tempo, que tanto se deve medir e aproveitar, não sendo accommodadas as poucas que ha, ou por muito extensas e volumosas, que demandam longo tempo, ou tão succintas, e abbreviadas que lhe falta o essencial”. (sic, prefácio, p. 3).

 

CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, NORMA E GRAMÁTICA

Gramática

  • ‘’Grammatica é a arte de fallar, e escrever correctamente segundo o uso recebido’’(p. 5).

 

ESTADO DA ARTE

  • COELHO, Sónia. As ideias linguísticas nos Prólogos das gramáticas de Pedro José da Fonseca (1799) e de Jerónimo Soares Barbosa (1822). Revista de Estudos Linguísticos, v. 9, p. 169-181, 2009. Disponível em: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/Coelho.pdf. Acesso em: 25 ago. 2025.
  • DUARTE, Sonia. As edições da Arte da Grammatica Portugueza de Pedro José de Figueiredo. Revista de Letras / ed. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Letras, Artes e Comunicação; Centro de Estudos em Letras; dir. Carlos Assunção; org. Armindo Mesquita, Luísa Soares, José Barbosa Machado, Teresa Moura; Comp. Maria da Felicidade Morais – Série II, n.º 11 (Dezembro de 2012) – .- Vila Real: UTAD, 2012.
  • DUARTE, Sónia. La presencia castellana en el Arte da Grammatica Portugueza de Pedro José de Figueiredo. Disponível em: https://www.academia.edu/4063681/La_presencia_castellana_en_el_Arte_da_Grammatica_Portugueza_de_Pedro_José_de_Figueiredo. Acesso em: 25 ago. 2025.
  • FONTES, Susana Alves Póvoa. A defesa perante Jerónimo Soares Barbosa nas Annotations à Arte da Grammatica Portugueza de Pedro José de Figueiredo. Domínios da Linguagem, v. 3, n. 2, p. 255-270, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/viewFile/11514/6794. Acesso em: 25 ago. 2025.
  • MORAES, Jorge Viana de. Da necessidade de edições críticas de grammaticas portuguezas publicadas no Brasil: um trabalho auxiliar à história das ideias linguísticas. Linha d’Água, v. 6, p. 81-94, 2015. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146493/147460. Acesso em: 25 ago. 2025.

 

REFERÊNCIA:

LEITE, Francisco José Monteiro. Subsidios para o Estudo da Lingua Portugueza. ed. Porto: Typographia Occidental,1881

Formulário de Contribuição